João Pessoa, 01 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) recomendou à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) providencie a remoção das construções irregulares existentes em área de propriedade da União na beira-mar das praias de Camboinha, Areia Dourada, Ponta de Campina e Formosa, todas no município de Cabedelo.
Na lista de construções que devem ser retiradas estão muros, cercas, quiosques, piscinas e jardins, em casas de médio e alto padrão. Medidas coercitivas poderão ser utilizadas para garantir a demolição das construções.
A SPU tem 20 dias, a partir do recebimento da recomendação, assinada por 14 procuradores da República na Paraíba, para apresentar ao MPF cronograma com projeto de execução, inclusive com o prazo para demolição das construções.
Além da demolição, a legislação prevê, ainda, cobrança de multas e dos demais valores devidos à União em razão do período de ocupação irregular.
Além de todas as construções alvos da recomendação estarem em áreas de praia de propriedade da União e de uso comum do povo, os imóveis situados na beira-mar de Camboinha e Areia Dourada prejudicam a vegetação de restinga, considerada área de preservação permanente, impedindo sua regeneração natural.
Ministério Público Federal
BIÊNIO 2025-2027 - 26/11/2024