João Pessoa, 02 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Dois astronautas americanos da Estação Espacial Internacional (ISS) concluíram com sucesso na quinta-feira (1) uma caminhada espacial para fazer reparos e instalar novos equipamentos, informou a Nasa.
“Eles executaram todas as tarefas previstas”, indicou o comentarista da televisão da Nasa, que transmitiu ao vivo as imagens da operação.
O astronauta Jeff Williams e a engenheira de voo Kate Rubins completaram a missão às 15h41 de Brasília, após seis horas e 48 minutos no espaço.
Trata-se da segunda saída de ambos ao espaço em duas semanas. Na missão anterior, eles instalaram um porto de atracação que servirá de “estacionamento” para as naves privadas que viajarem para a ISS nos próximos anos.
Nesta quinta-feira, o objetivo era retirar do laboratório orbital um radiador térmico defeituoso.
Os dois astronautas também “apertaram os parafusos de uma junta que permite que um dos painéis solares da estação rode”, e “instalaram duas câmeras de alta definição” que serão usadas para monitorar as atividades exteriores da estação, como os movimentos de naves que transportam carga espacial, informou a Nasa.
Esta caminhada espacial foi a 195ª realizada para a montagem e manutenção da ISS.
Foi a quinta saída ao espaço de Williams, de 58 anos, e a segunda de Rubins, de 37 anos, a 12ª mulher a realizar uma caminhada espacial.
Em 19 de agosto, Williams quebrou o recorde de dias acumulados no espaço para um americano, ultrapassando os 520 dias do seu colega aposentado da Nasa Scott Kelly. Quando retornar à Terra, em 6 de setembro, o astronauta terá computados 534 dias em órbita ao longo de sua carreira.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024