João Pessoa, 07 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Umas das surpresas das eleições da região do Cariri Paraibano foi na cidade de Coxixola. No município o vencedor das eleições foi o atual prefeito da cidade e reconhecido líder político Givaldo Limeira, mas quem também comemorou o resultado do pleito no dia seguinte foi o novo grupo de oposição da cidade liderado pelo professor Valmi Oliveira.
O jovem professor assumiu a disputa pelo governo municipal por não aceitar uma eleição com candidatura única como caminhava o cenário e acabou saindo do processo como a mais nova liderança da cidade, obtendo a segunda maior votação para prefeito da história de Coxixola.
Valmi Oliveira que declarou ao TSE ter em seus bens apenas uma motocicleta ano 2012, enfrentou nas urnas o atual prefeito da cidade Givaldo Limeira, que foi eleito pela quarta vez e contava com o poder a Prefeitura Municipal e Governo do Estado.
Na cidade, as famosas apostas colocavam uma diferença de até 600 votos para o atual gestor, mas quando as urnas foram abertas, Valmi que não contou com o apoio abertamente declarado de nenhuma grande liderança ou empresário da cidade, perdeu por apenas 184 votos deixando um sentimento de vitória e se consagrando como a nova liderança da oposição em Coxixola.
Valmi teve como companheiro de chapa o jovem Romário Araújo que também ganhou destaque na política municipal de Coxixola.
Em nota no facebook, Valmi agradeceu ao povo da cidade pela votação, parabenizou toda a classe política pelo alto nível da campanha e disse que sua história política está apenas começando.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE AGRADECIMENTO
Uma nova história apenas começou!
Gratidão é melhor palavra para definir todo esse momento. Gratidão à Deus e ao povo de Coxixola por me conceder a coragem de enfrentar um desafio jamais visto na história política da nossa cidade.
Foi uma possibilidade de levar nossos sonhos as pessoas e discutir uma nova alternativa de desenvolvimento para nossa cidade, incluindo a todos e não apenas grupos tradicionais. Aprendi mais do que ensinei, principalmente com o povo mais humilde que espera muito mais do poder público municipal.
Minha gratidão ao vice Romário a quem ganhou o meu respeito e de toda população de Coxixola. Não poderia esquecer os guerreiros candidatos a vereadores que não se renderam aos benefícios do poder e ficaram ao lado do povo que pede mudança.
Foi importante mostrar que é possível um governo usar seus recursos para diminuir o sofrimento do agricultor, gerar emprego para nossos jovens, valorizar os funcionários durante os quatro anos e realizar diversas ações progressistas.
Como já disse, fizemos história ao realizar pela primeira vez em Coxixola, uma campanha sem recursos financeiros, enfrentando um poderio econômico estruturado por uma prefeitura e governo do estado. Mesmo com as adversidades, obtivemos a segunda maior votação da história política de Coxixola, 682 votos que correspondem a 44,06%.
O sentimento de vitória ficou conosco, as comemorações da nossa militância mostram que é possível termos um prefeito com a cara do povo. Parabenizo ainda toda a classe política de Coxixola por promover uma campanha de alto nível, tornando-se referência para outros municípios da região.
Não abandonarei meus amigos e amigas. A luta por uma Coxixola melhor não acabou, apenas está começando. Nos encontramos em novas batalhas.
Valeu, Coxixola!
Valmi Oliveira, professor
MaisPB
OPINIÃO - 26/11/2024