João Pessoa, 11 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Foi acachapante a vitória da base do presidente Michel Temer em cima do que restou da oposição, no primeiro grande teste de fogo do novo governo. Foi um tira-teima para identificar o tamanho de Temer e a dimensão do bloco da resistência.
Na votação de uma medida polêmica, apesar do mérito ser absolutamente factível com a realidade, os votos do Governo sobraram no plenário. Temer só precisava de 308 votos para garantir a aprovação da PEC que estabelece teto de gastos públicos.
O Governo impôs 366 votos no plenário, com maioria folgada, e passou a proposta que garante fôlego e ajuste fiscal do Brasil pelos próximos três anos. Uma gambiarra para amortecer o rombo herdado do desgoverno de Dilma.
O resultado ratifica o que já era patente: Dilma e o discurso histérico da oposição ficaram na poeira. Literalmente, minoritários. Nas ruas e no Congresso.
Integração metropolitana
Os desafios da Região Metropolitana de João Pessoa exigem políticas comuns das prefeituras. Esse foi o consenso entre os prefeitos eleitos Berg Lima (Bayeux), Márcia Lucena (Conde) e Leto Viana (Cabedelo), durante debate no Frente a Frente, da TV Arapuan. Nos bastidores, os três trocaram ideias sobre projetos conjuntos.
BRASAS
*Previdência – Ao que tudo indica, o deputado Manoel Júnior (PMDB) não trocará o certo pelo duvidoso e não renunciará o mandato de federal pela vice em João Pessoa.
*Secretariado – A prefeita Denise Oliveira (PSB), que não obteve êxito na reeleição em Cajazeiras, deve ser aproveitada no Governo do Estado.
*Derrapada – Zé Aldemir errou ao sacar a esposa, digna e competente Paula Francinete, para secretaria de Saúde. Gesto que não combina com os novos tempos na política.
*Ausente – Adriano Galdino (PSB) nega estremecimento com Ricardo, mas não compareceu ao evento do seu partido, ontem.
*Tentação – A oposição aproveita o distanciamento para incensar Galdino a uma quebra de acordo com Gervásio Filho (PSB).
*Périplo – O governador Ricardo Coutinho está em Brasília. A agenda ainda não foi oficializada pela Secom.
FALA CANDINHA!
Quem tem mais?
Para Dona Candinha, o clã Gadelha está entre André Gadelha (PMDB) e Dalton Gadelha (PSC) para escolher o candidato da família a deputado federal: “André porque tem muito votos… Já Dalton não precisa nem dizer o que ele tem de $obra”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Sem Manoel Júnior vice-prefeito, quem merecerá a confiança de Luciano Cartaxo para presidente da Câmara?
PINGO QUENTE
“Nós sabemos valorizar os parceiros”. Do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD-foto), sobre a composição do seu novo governo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024