João Pessoa, 01 de maio de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Governo do Estado lançou o edital do concurso público com 600 vagas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com salário inicial de R$ 2.548,00. As inscrições começam no dia 7 de maio e vão até o dia 8 de junho. As provas intelectuais estão previstas para acontecer no dia 27 de julho. O edital completo foi publicado no Diário Oficial.
Para a Polícia Militar são oferecidas 520 vagas, sendo 494 para candidatos do sexo masculino e 26 para o sexo feminino. As oportunidades são para os três comandos regionais do Estado: 260 para o Comando do Policiamento Regional Metropolitano; 170 para o comando Regional I (Campina Grande e Região); e 90 para o Comando Regional II (Região do Sertão).
Já o Corpo de Bombeiros tem 80 vagas abertas, com 72 para o masculino e oito para o feminino, distribuídas da seguinte forma: 30 para João Pessoa e região, 20 para Campina Grande e região e 30 para a região do Sertão do Estado.
O efetivo deste concurso vai reforçar as ações do Programa Paraíba Unida Pela Paz, que trabalha de forma integrada a gestão por metas, focadas na diminuição dos índices de criminalidades em todo Estado.
O concurso é para nível médio e entre as exigências estão a idade, que é de 18 a 30 anos no ano de matrícula do curso de formação, e altura mínima de 1,65 para candidatos do sexo masculino e 1,60 para o feminino.
Inscrições – As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.ibfc.org.br. O valor cobrado é de R$ 70,00.
Etapas – O concurso é composto por cinco etapas: Exame Intelectual; Exame Psicológico; Exame de Saúde; Exame de Aptidão Física; e Avaliação Social. A primeira é de caráter classificatório e eliminatório e as demais etapas eliminatórias. A novidade para a prova intelectual (primeira etapa) deste ano, em relação ao último concurso, é a entrada no conteúdo programático de noções de ética e sociologia.
Novos policiais – Nos últimos três anos foram nomeados 1.044 novos soldados na Polícia Militar, sendo 251em julho de 2011, 521 em julho de 2012 e 272 em julho do ano passado.
Além dos novos policiais, outras ações foram desenvolvidas para colocar mais policiais nas ruas, como a criação da Guarda Militar da Reserva, que abre oportunidade para que os policiais da reserva voltem ao serviço ativo nas funções administrativas e de guarda patrimonial, liberando os policiais desses locais para atuarem no policiamento das ruas. A Guarda Militar da Reserva já conta com quase 500 policiais.
MaisPB com Secom PB
OPINIÃO - 22/11/2024