João Pessoa, 07 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
“Uma pessoa inteligente aprende com seus próprios erros. Uma pessoa sábia aprende com o erro dos outros”. A lição é do escritor Augusto Cury, famoso pelos seus livros e pensamentos, mas ela bem que se aplica à nova fase do empresário e prefeito eleito de Sousa, Fábio Tyrone, com quem tive longa conversa, durante visita ao Portal MaisPB, sobre o resultado da eleição recente e o insucesso do seu grupo em 2012, na sua sucessão.
Tyrone aprendeu com os erros, tanto que admite muitos deles. O primeiro, o equívoco de ter sido relapso na política de comunicação do seu primeiro mandato. Na época – diz ele – optou por tentar espremer ao máximo os recursos com obras em detrimento do fortalecimento de sua imagem pessoal como administrador público.
O segundo grande erro: não ter disputado a reeleição, apesar de ostentar boa avaliação de governo. Fábio confessa que esse fato, além de consequências na própria eleição, respingou em desdobramentos até nesse novo pleito em que lutou para voltar ao comando do município. Embora a missão tenha sido exitosa, ele sabe que o fato pesou na cabeça do eleitor sousense, que nunca engoliu direito a opção pela saída à francesa, depois de ter merecido um mandato e a confiança popular.
Fábio aparenta ser hoje mais pé no chão, mais comedido, após suas reflexões mais íntimas e desfecho eleitoral. Está mais consciente da dimensão de Sousa na geografia política estadual e do seu papel em fazer esse tamanho aparecer nas próximas eleições. Quando fala, costuma sempre mencionar o “grupo”, a quem classifica como um “grande time” responsável por sua vitória.
Tyrone reconhece o papel do vice, o também empresário Zenildo Oliveira, um plus na arrancada para a vitória, do ex-prefeito João Estrela e do deputado estadual Lindolfo Pires, tratado como um “companheiro leal e de valor”, que tem preferência em 2018 para, com seu apoio, escolher o melhor caminho (reeleição ou Câmara Federal).
O prefeito eleito de Sousa está ainda mais consciente da necessidade de estabelecer diálogo aproximado e profundo com os colegas prefeitos da região. Sabe que essa unidade é facilitadora em dois campos distintos, porém, siameses: administrativo e político.
Tyrone entrou na escola de Augusto Cury. Começou a fazer bem a primeira lição.
Nas redes…
A oposição em Sousa está divulgando em grupos de wathsap um cheque sem fundo da campanha do prefeito André Gadelha (PMDB).
…Sociais
O valor, pouco mais de R$ 1700, de despesas eleitorais. Até aqui, André não foi localizado para falar do tema.
Chegou chegando!
Na segunda edição, o Saúde e Você, apresentado por Thatiana Souza (foto), todo sábado às 10h30, na TV Arapuan, enfocou o “novembro azul” e os cuidados masculinos de prevenção ao câncer de próstata. O programa não deixa nada a dever a nenhuma atração do gênero na televisão nordestina. Conteúdo, produção e conceito antenados com o momento. Novata em TV, Thatiana Souza surpreende na performance e segurança da apresentação.
BRASAS
*Começou a maratona – A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) foi vista hoje estreando exercícios numa academia do Bessa.
*Pausa – O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) passou o fim de semana na Paraíba, relaxando nas praias de Cabedelo.
*Preâmbulo – Antes de conversar com o prefeito Luciano Cartaxo sobre a participação tucana na gestão, o presidente do PSDB, Ruy Carneiro, terá encontro com Cássio.
*Pressão – Comitiva de taxistas paraibanos embarcou para Brasília. Lá, vão protestar contra a regulamentação do Uber, na pauta para votação.
*Acima do peso – Depois das urnas de outubro, o deputado Rômulo Gouveia (PSD) está engordando a lista de prefeitos na sua base.
FALA CANDINHA!
Aquecimento
De Dona Candinha juntando o evento dos prefeitos eleitos do PDT, sexta, e o ingresso de Lígia numa academia, hoje: “Ela quer ganhar mais musculatura”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando a reitora Margareth Formiga vai concluir a obra do Centro de Eventos da UFPB?
PINGO QUENTE
“Temer, seguramente, não agirá como o governador em relação aos prefeitos que não seguem sua orientação política”. Do senador Cássio Cunha Lima, sobre a esperada audiência entre o presidente e Ricardo Coutinho.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024