João Pessoa, 11 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) participou do Fórum Regional dos Secretários de Agricultura do Nordeste nesta sexta-feira (11), em João Pessoa. Ele falou dos avanços que o Estado alcançou quando tinha o Programa Leite da Paraíba. “Além de reduzir consideravelmente a mortalidade infantil e dar alimento para quem mais precisava, essa iniciativa beneficiou os produtores de leite que tinham a compra da sua produção garantida”, disse.
Pedro representou a Câmara Federal no evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). O parlamentar lembrou que o programa Leite da Paraíba foi implantado pelo então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e tornou-se referência nacional ao aliar desenvolvimento econômico com foco no desenvolvimento social. “Em 2000, a mortalidade infantil na Paraíba ultrapassava as 40 crianças mortas por mil nascidas vivas e em 2008 esse número já havia sido reduzido pela metade”, destacou.
O Programa Leite da Paraíba beneficiava 223 municípios, com leite fornecido por 5.500 produtores, 90 Associações de Criadores e 23 usinas. Ao todo, eram distribuídos 120 mil litros de leite de vaca e de cabra. Segundo dados do IBGE, a Paraíba era até 2008 o maior produtor nacional de leite de cabra. Entre 2003 e 2008 a produção de leite de origem caprina teve um crescimento superior a 530%
Além da compra da produção, o Governo desenvolveu o Programa Meu Trabalho que financiava equipamentos e vacas leiteiras; estabeleceu o calendário de pagamento para o produtor, com vistas à sua fidelização; garantia o pagamento do preço mínimo ao produtor; além de ter motivado muitas famílias a se fixarem no campo.
MaisPB
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024