João Pessoa, 19 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Sem o consenso que se esperava na reunião liderada pelo prefeito Luciano Cartaxo, o vereador Marcos Vinicius – já majoritário – acelera as articulações para selar sua hegemonia na disputa pela Presidência da Câmara de João Pessoa.
O jogo não zerou, como advogavam aliados do presidente Durval Ferreira, e, um dia seguinte, Vinicius fez um novo gol e aumentou o placar em seu favor ao conquistar a adesão do vereador eleito, Eduardo Carneiro.
Assistindo mais um voto pelo ralo, a candidatura de Durval, apesar dos esforços, passa a sofrer notória desidratação política. O quadro de sua reeleição se agrava, tanto que o próprio já sinaliza tendência de ceder e de fazer acordo de compensação.
Se a chapa Marcos/João Corujinha conquistar o décimo oitavo apoio, como profetiza, deixará o adversário num beco sem saída e selará o passaporte definitivo.
O regresso
Depois de quatro meses de licença, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) começa a aquecer para a volta à Brasília. Hoje, no Frente a Frente, da TV Arapuan, ele dá a primeira entrevista depois de um período de silêncio.
Do Norte ao Sul
É visível a falta de sintonia dos discursos do prefeito Luciano Cartaxo e do vice eleito, deputado Manoel Júnior (PMDB). O peemedebista tem dito publicamente que ajudará mais João Pessoa trabalhando em Brasília. Diferente de Cartaxo, autor de frase altamente emblemática: “Fomos eleitos para assumir”.
BRASAS
*Na mesma – Durval Ferreira tentou mais uma vez um entendimento com Marcos Vinicius, ontem. Sem sucesso.
*Dia D – Durval vai procurar Cartaxo hoje para comunicar da últimas tratativas e se reunir em seguida com seus dez aliados.
*Relações – Na passagem pelo Senado, Deca do Atacadão (PSDB) conseguiu fazer amigos no plenário, mas se afinou melhor com o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).
*Consultas – Pelo menos dois deputados dizem já ter recebido sondagem do deputado Gervásio Filho (PSB) de dobradinha para federal.
*Caminhos – Secretário de Representação em Brasília, Diego Tavares (SD) não tem dúvidas: há um espaço aberto em 2018.
*Mergulho – O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), anda calado demais…
*Reviravolta – Muito choro e ranger de dentes no Tribunal de Justiça da Paraíba com a decisão do STF que desmanchou toda a articulação da Mesa eleita.
FALA CANDINHA!
Pasto
De Dona Candinha sobre a última adesão a Marcos Vinicius. “Até Carneiro entrou no rebanho”.
PONTO DE INTERROGAÇÃO
A candidatura de Pedro Coutinho, em substituição, a Durval, reverteria o quadro?
PINGO QUENTE
“Aqui é assim; uns trabalham mais outros trabalham menos”. Do deputado João Gonçalves (PDT), filosofando sobre o perfil dos colegas de Assembleia Legislativa.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024