João Pessoa, 24 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A falta de chuvas e o esvaziamento de 73 reservatórios fez com que a Paraíba chegasse ao primeiro lugar no ranking de estados nordestinos com o maior número de municípios que decretaram calamidade pública, já são 197 no total. Para o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), a situação tende a piorar sem o apoio devido por parte do Governo do Estado.
“É desesperador ver a situação de muitos paraibanos que estão sofrendo sem água. Mais revoltante é ver que o Governo do Estado não fez nada para evitar essa situação e continua de braços cruzados. A Paraíba nunca enfrentou uma situação tão crítica e os números apenas comprovam que a nossa situação é bem pior que em outros estados do Nordeste”, disse Tovar.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), já são 73 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total), 28 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 26 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do total. O açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 municípios se encontra hoje com 4,4% da sua capacidade.
O levantamento mostra ainda que estados como o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará também apresentam um alto índice de municípios em estado de calamidade. No Rio Grande do Norte são 153, seguido do Pernambuco com 125 e o Ceará com 117 municípios com dificuldades por conta da seca.
MaisPB com Assessoria
OPINIÃO - 22/11/2024