João Pessoa, 15 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou, nesta quarta-feira (15), em Pernambuco, a Operação Cosa Nostra, que visa desarticular organização criminosa que fraudava licitações nos municípios de Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João. A ação é realizada em parceria com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A investigação constatou a participação de agentes públicos municipais em diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas para benefício de cartel composto de sócios-laranjas. A fraude dos processos licitatórios ocorria principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas giram em torno de R$100 milhões e envolvem 10 prefeituras.
Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão para coletar material comprobatório para subsidiar as investigações. Também serão indiciados oito suspeitos, entre políticos, representantes de empresas e servidores públicos, que serão responsabilizados nos crimes de frustração de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação, corrupção ativa e passiva, crime de responsabilidade, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
MaisPB com Assessoria
OPINIÃO - 22/11/2024