João Pessoa, 30 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Dia Nacional

Projeto leva nutricionistas a pacientes da Zona Oeste

Comentários: 0
publicado em 30/03/2017 ás 09h01

O Dia Nacional de Saúde e Nutrição é comemorado nesta sexta-feira, 31 de março. Em Campina Grande um trabalho desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde tem ajudado os moradores da Zona Oeste a manterem a qualidade de vida com a ingestão de alimentos saudáveis e dietas balanceadas.

Os estudantes e professores do curso de Nutrição de uma faculdade particular da cidade fazem o acompanhamento junto com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família aos moradores das comunidades, avaliam a saúde das pessoas e elaboram dietas específicas para cada um.

Eles atendem gestantes, idosos, crianças, pessoas com doenças como hipertensão, pacientes acamados que recebem visitas domiciliares. As equipes também fazem acompanhamento dos alunos das escolas públicas municipais, avaliam cada estudante e ajudam as merendeiras na incorporação de ingredientes nutritivos às receitas da merenda escolar. Nas UBS eles mantêm grupos educativos com palestras sobre a importância da alimentação correta.

O projeto começou há exatamente dois anos e neste período a Gerente do Distrito Sanitário avalia que o número de pessoas com problemas ligados à falta de um controle alimentar tem diminuído. “Os hipertensos, os idosos, as crianças e as gestantes estão recorrendo menos às unidades de saúde com problemas como queda ou pico de pressão arterial, desnutrição, desidratação, obesidade, problemas cardíacos e outros casos clínicos”, disse Maria Núbia.

Todas as 25 equipes do Distrito Sanitário VI contam com equipes de nutrição, compostas por estudantes com a supervisão de professores preceptores. A Zona Oeste tem uma população de mais de 150 mil pessoas e as equipes também fazem a cobertura da zona rural. Na Policlínica das Malvinas também tem nutricionista. Nas unidades de saúde dos outros distritos sanitários as equipes contam com nutricionistas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) e todos os 8 Centros de Saúde de Campina Grande têm profissionais desta área. As pessoas encaminhadas pelas UBS são direcionadas para o atendimento dos nutricionistas dos Centros de Saúde, hospitais e rede complementar privada

As Unidades de Saúde da Família também já contam com grupos de diabéticos, hipertensos, pacientes renais crônicos e fumantes, que se reúnem para discutir os problemas cotidianos que têm na saúde e são acompanhados por uma equipe médica multiprofissional. Outras melhorias feitas para dar mais qualidade de vida e saúde às pessoas tem sido a construção e reforma das Academias de Saúde.

Codecom