João Pessoa, 03 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Pesquisa estuda novos medicamentos para tratamento do câncer

Comentários: 0
publicado em 03/07/2017 ás 09h51
atualizado em 03/07/2017 ás 10h56

A perspectiva de elaboração de novos remédios anticâncer e a elucidação de novos alvos terapêuticos contra a doença têm motivado várias pesquisas na área de saúde. Um estudo vem sendo realizado em parceira entre a Unifacisa e a Universidade Federal da Paraíba que busca estudar os efeitos anticâncer da lectina ConBr, uma categoria de proteínas de origem vegetal.

De acordo com professora da Unifacisa/FCM, Isabela Tatiana Sales de Arruda, o estudo avalia a toxicidade da lectina ConBr em células leucêmicas. “A parceria com a Unifacisa nos permitiu realizar os ensaios pré-clínicos in vivo, por meio de testes que avaliaram o comportamento neuropsicomotor de camundondos tratadas com a ConBr por via oral, em comparação aos animais não tratados. Nossos achados in vivo foram bastante promissores para a compreensão  do   mecanismo de ação e efeitos adversos para o uso da  lectina ConBr”, afirmou.

Ela destacou ainda que os resultados obtidos a partir do estudo estão sendo compilados para a produção de dois artigos científicos. Alguns desses resultados serão apresentados na XXXII Reunião Anual da FeSBE (Federação de Biologia Experimental) que ocorrerá de 3 e 6 de setembro de 2017 no Campos do Jordão Convention Center, em Campos de Jordão, São Paulo, um evento de grande amplitude para a pesquisa experimental, pois envolve as principais federações da ciência nos âmbitos nacional e da América Latina.

Segundo a professora, o estudo se mostrou relevante na perspectiva da elaboração de um novo protótipo de medicamento anticâncer menos tóxico e mais eficiente. “Os nossos dados ainda são preliminares, porém novos estudos já estão em discussão para a continuação do projeto, uma vez que a molécula vem se mostrando uma alternativa promissora no tratamento anticâncer em células de linhagens leucêmicas”, afirmou.

Estão participando do projeto os alunos de iniciação científica do curso de Medicina Paulo Roberto Silva; Hianny Cabral; Larissa Raquel Almeida e André Luis Oliveira, os professores orientadores da Unifacisa Isabela Arruda e Thárcia Kiara Beserra e os professores colaboradores Glaucia V. Faheina-Martins, Demetrius A. M. De Araújo da UFPB e Patrícia Freitas da UEPB/Hemoclin, além da técnica do biotério Glaucia Soares Rodrigues Uchoa.

Unifacisa

Leia Também