João Pessoa, 04 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A corrida pode causar perda de massa muscular? Essa dúvida é muito comum nos grupos de corredores e nas academias. A resposta é simples: pode sim, mas vamos contextualizar.
Sempre que você fizer uma atividade física e não se alimentar direito, pode perder músculos – na corrida, no ciclismo, na dança ou até mesmo na musculação. E esse é o “X” da questão.
Uma situação comum nas academias é uma pessoa estar numa fase boa de treinos de musculação, com uma dieta legal e, de uma hora para a outra, resolve dar umas corridinhas na esteira. Isso pode ser uma ótima ideia para a saúde no geral, mas se você não quiser perder essa massa magra que arduamente constroi no dia a dia da musculação, vai ter que adequar a dieta à nova necessidade calórica. É esse equilíbrio alimentar a favor de mais calorias que vai te ajudar na manutenção da massa muscular.
Outra situação frequente é a pessoa começar a correr e pegar gosto pela coisa. Em um primeiro momento, ela emagrece, mas depois vai entrando em forma, ficando com o corpo mais definido, correndo cada vez mais rápido e querendo mais.
Nesse momento, se você não se adequar às necessidades nutricionais de uma corrida mais exigente, é provável que comece a perder massa muscular. A suplementação pode ser uma boa ideia. O mais importante é ter a consciência de que a perda de massa muscular pode ser combatida com ajustes na alimentação e no sono.
Globo Esporte
OPINIÃO - 22/11/2024