João Pessoa, 09 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Após cair diante e China e Japão, a seleção brasileira feminina de vôlei se recuperou na Copa do Campeões ao bater a lanterna Coreia do Sul por 3 sets a 0 (25/15, 25/10 e 25/23), neste sábado em Nagoya. As comandadas por José Roberto Guimarães chegaram à segunda vitória (8 pontos), porém, com somente mais uma partida a disputa (contra os EUA, no domingo), não têm mais como ultrapassar as chinesas.
– Foi importante ganharmos essa partida. Queremos sair da Copa dos Campeões com o melhor resultado possível. É muito bom estarmos disputando uma competição com um nível tão alto. Cada dia enfrentamos uma escola diferente e temos que nos adaptar em um curto período de tempo. Conseguimos essa vitória e agora vamos pensar nos Estados Unidos – disse a central Carol.
A China soma 11 pontos alcançados com vitórias em todos os quatro jogos – este é justamente o primeiro critério de desempate, de acordo com o regulamento. Com mais um triunfo por 3 a 0, desta vez sobre a Rússia (25/20, 25/18 e 25/20), as atuais campeãs olímpicas abriram a 4ª rodada, que será encerrada com o encontro entre japonesas e americanas (a partir de 7h40), as duas únicas equipes que ainda podem tirar a taça do forte esquadrão comandado em quadra pela talentosa Ting Zhu.
O jogo
Enfrentando o mais fraco time do torneio disputado no Japão (as sul-coreanas não haviam vencido um set sequer), o Brasil não teve a menor dificuldade em se impor. A imensa diferença de categoria ficou evidenciada na primeira parcial, quando as brasileiras rapidamente fecharam em 25/15.
O passeio seguiu ainda mais frenético na segunda parcial. Mostrando eficiência no bloqueio, a equipe nacional abriu a distância e chegou a colocar 16 pontos de frente (20/4), liquidando o set em incontestáveis 25/10.
Parecendo relaxado, o conjunto brasileiro viu um equilíbrio após o descanso, com as sul-coreanas indo em vantagem para a primeira parada técnica do terceiro set (8/6). O Brasil seguiu apático, e a equipe oriental se aproveitou e seguiu na dianteira, ficando perto de ganhar sua primeira parcial no torneio. Essa parece ter sido a deixa para a seleção acordar e reagir no fim, virando o placar, fazendo 25/23 e finalizando a partida em Nagoya.
A equipe brasileira iniciou com Roberta, Carol, Rosamaria, Tandara, Natália, Bia e a líbero Gabi. No decorrer entraram Monique, Naiane, Mara e Amanda. Com 19 pontos assinalados, mais uma vez Tandara terminou como a melhor anotadora no selecionado brasileiro. Chegando à mesma pontuação, Jaeyeong Lee foi a melhor na Coreia do Sul.
Globo Esporte
OPINIÃO - 22/11/2024