João Pessoa, 20 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SURF

Gabriel Medina é campeão na piscina de ondas artificiais de Kelly Slater

Comentários: 0
publicado em 20/09/2017 ás 09h26
(Foto: Reprodução)

Gabriel Medina é o campeão do Future Classic, o primeiro campeonato realizado na piscina de ondas artificiais desenvolvida pela Kelly Slater Wave Company, em Lemoore, na Califórnia.

Na final, o paulista de São Sebastião aguardou até a última onda de Filipe Toledo, uma esquerda, para vencer no Surf Ranch. Os outros finalistas foram o americano Kanoa Igarashi e o australiano Adrian Buchan.

Poucos dias antes, os tops da elite estavam em outro pico do estado, em San Clemente, para a oitava etapa do Circuito Mundial em Trestles, com vitórias de Filipe Toledo e Silvana. Medina e Toledo colocaram na mesa a inovação e a progressividade, sendo os grandes destaques. Nada mais justo do que uma dobradinha para selar a campanha, com o primeiro e o segundo lugares.

O evento fechado, organizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL) quebra paradigmas e traz o futuro ao presente, abrindo um leque de possibilidades com a tecnologia capaz de formar ondas perfeitas. Não houve transmissão ao vivo, embora muitas imagens tenham sido divulgadas e espalhadas ao redor do mundo.

Duas baterias definiram os finalistas. Os atletas surfaram duas direitas e duas esquerdas, e o somatório foi feito pelas duas melhores notas de cada lado da onda.

Medina transformou as paredes das ondas em rampas de decolagem para aéreos ao longo da competição e apostou em um arsenal de manobras poderosas na decisão. Com um total de 16.87 pontos, 7.57 na direita e 6.00 na esquerda, o campeão mundial de 2014 precisou torcer para que Toledo não fizesse uma nota igual ou superior a 7.77 na última esquerda. Último finalista a entrar na piscina, o paulista de Ubatuba também deu show, mas acabou caindo em um floater e abriu o caminho para a vitória do compatriota.

Única representante do Brazilian Storm entre as mulheres, Silvana Lima por pouco não se garantiu na final. A cearense, campeã da última etapa, em Trestles, terminou quinto lugar. A vencedora foi a havaiana Carissa Moore, que desapareceu em tubos e foi firme nas manobras para desbancar as australianas Stephanie Gilmore e Tyler Wright.

Resultados do Future Classic:

Masculino

1º: Gabriel Medina (BRA)
2º: Filipe Toledo (BRA)
3º: Kanoa Igarashi (EUA)
4º: Adrian Buchan (AUS)

Feminino

1ª: Carissa Moore (HAV)
2ª: Stephanie Gilmore (AUS)
3ª: Tyler Wright (AUS)

Globo Esporte