João Pessoa, 15 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As disputas, que tiveram 150 pilotos em 15 categorias, começaram com a categoria Júnior. A liderança foi revezada por diferentes karts e, ao final, quem levou a melhor foi Diego Ramos (SP) que comemorou o título à frente de Felipe Baptista (SP) e José Luiz Mugiatti Neto (PR).
Segunda categoria a entrar na pista, a Graduado reuniu experientes pilotos na busca pela vitória. Sérgio Crispim Filho (PB), após partir da primeira posição, teve sua participação comprometida em virtude de um toque ainda na primeira curva onde perdeu o bico do kart. Melhor para André Nicastro (RJ) que assumiu a liderança.
Vindo em corrida de recuperação, o piloto Lucas Nogueira partiu de 10º e não demorou a chegar no líder. Com pneus mais novos o seu ritmo era bem mais veloz que o dos demais. Porém, a sua frente, estava o octacampeão da Copa Brasil. André soube se posicionar na pista e, com isso, os demais adversários chegaram até os dois primeiros e, com eles brigando, André conseguiu abrir até a vitória. Gabriel Paturle (MG) ficou com a segunda colocação e Edgard Bueno Neto (PR) foi o terceiro.
Repetindo o épico duelo visto no Brasileiro de Kart a disputa pelo título da categoria Mirim ficou polarizado entre os pilotos Heitor Dall’Agnol (RS) e Gabriel Koenigkan (DF). Ambos se revezaram na primeira posição até as voltas finais e a bandeira quadriculada registrou o título para Heitor com Gabriel, colado, em segundo e Bruno Schetino (DF) em terceiro.
Com experiência em várias categorias de fórmula e turismo, seja no Brasil ou exterior, o brasiliense Felipe Guimarães conquistou nada menos que o seu sétimo título da Copa Brasil de Kart. Em uma disputa acirrada nas primeiras voltas com Sérgio Crispim Filho (PB) o piloto, após assumir a liderança, construiu uma pequena vantagem e a administrou até a bandeirada final. Crispim confirmou o vice-campeonato e Pedro Fernandes (MT) ficou com o terceiro lugar.
Dezesseis pilotos formaram o último grid das categorias da manhã. As divisões F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master tiveram uma corrida muito movimentada. Pela Sênior o título ficou com Rodrigo Pacetta (PR), seguido por Gumercindo Neto (PB) e Nelson de Pinho (PE).
As atividades da tarde foram iniciadas com a Júnior Menor. Guilherme Figueiredo (SE), pole-position, após um erro na parte mista do circuito, perdeu algumas posições. Com isso, o paranaense Pedro Aizza pulou na ponta e, apesar da pressão, conseguiu se manter na liderança até a bandeirada final. Pedro Dória (PE) chegou em segundo e Figueiredo, após se recuperar, ainda conseguiu chegar em terceiro.
Mais de cinco pilotos passaram pelo primeiro lugar e, mais do que isso, abriram a última volta colados. O piloto José Augusto Siqueira (RJ) assumiu a liderança e venceu seguido por Fabrício Filho (PE) e Henrique Magioni (MG).
A Super Sênior e a Super Sênior Master, desta vez com motores 125cc, teve a vitória do Júlio César Pires (RS). O piloto não demorou para se assegurar no primeiro posto e, a exemplo do que fez nas classificatórias. Assim, com mais de três segundos de vantagem, ele comemorou o título da Super Sênior. Renato Russo (SP) chegou na segunda posição e Manoel Pinto Júnior, em terceiro. Carlos Henrique Soares ficou com o título da Super Sênior Master e Valdemiro Oliveira com o vice.
Os 13 pilotos que compuseram o grid da categoria F4 Graduado tiveram também uma bela corrida e viram, ao final, uma apertada vitória de Marcus Borges (CE). O piloto, que já acumula vários títulos nesta divisão, foi muito pressionado, mas, conseguiu suportar os ataques e venceu. Felipe Nóbrega (PE) chegou em segundo e Gabriel Oliveira (BA) completou o Top3.
Dentre os pilotos novatos que competiram nesta 19ª Copa Brasil de Kart quem subiu ao degrau mais alto do pódio foi o pernambucano Vinícius Kwong. Com personalidade ele soube atacar os adversários no momento exato e, após chegar à liderança, foi tranquilo para abrir vantagem e cruzar a linha de chegada com quase três segundos para os demais. Luiz Otávio Floss (RS) chegou em segundo e João Renato Corbellini (RJ) em terceiro.
Encerrando as disputas do dia a categoria Sênior “A” foi para a pista. Danilo Ramalho (SP) havia saído da pole, mas, não demorou para ser superado por Rodrigo Piquet (DF) e Manuel Pinto Júnior (MA). Piquet e Júnior seguiram juntos até as voltas finais quando, então, numa manobra arrojada, Piquet caiu para a segunda posição e Júnior seguiu na ponta para comemorar o título. Piquet ficou com o vice e Leonardo Soares (CE) foi o terceiro colocado.
“Foi uma competição extremamente gratificante para nós. Sabíamos que a estrutura do Paladino iria nos proporcionar uma evento grandioso e, baseados em uma equipe séria e muito profissional conseguimos finalizar um evento sem problemas. Agradeço aos participantes e toda a nossa equipe de trabalho que foi incansável durante toda a semana”, analisou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.
Ao término da competição, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, Waldner Bernardo (Dadai), anunciou que em 2018 as duas fases do Campeonato Brasileiro de Kart serão disputadas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia – SP e, a Copa Brasil de Kart, terá vez no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano – MG. Após isso o que se viu foram corridas extremamente acirradas que revelaram os novos campeões da competição.
OPINIÃO - 22/11/2024