João Pessoa, 06 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
No dia internacional da mulher

Juizado promove ações contra violência doméstica

Comentários: 0
publicado em 06/03/2018 ás 18h24
atualizado em 06/03/2018 ás 18h27

Com o objetivo de conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos femininos, bem como, mobilizar e orientar as mulheres em situação de violência doméstica, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Campina Grande e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba  realizarão, na quinta-feira (8), uma ação para enaltecer o Dia Internacional da Mulher.

As atividades ocorrerão das 8h às 17 h, na Rua Carlos Chagas, nº 47, no Bairro São José (antiga Faculdade de Comunicação Social).

O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPPM), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (UNIFACISA), a loja O Boticário, o Instituto Embelleze, a Redepharma, a empresa de alimentos Vitamassa e, de segurança privada, Weider.

Segundo o juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campina Grande, a iniciativa surgiu com o interesse de ampliar as ações durante a Campanha Justiça Pela Paz em Casa do Conselho Nacional de Justiça.

“Queríamos sair daquela rotina de audiências, despachos e decisões que fazem parte deste mutirão. Então, pensamos numa ação social para as vítimas de violência doméstica de forma a elevar sua autoestima, destacando a sua importância para a sociedade”, ressaltou.

De acordo com a programação, os trabalhos serão abertos às 9h, com a apresentação da Banda de Pífanos ‘Cantores da Colina’ do Centro de Convivência do Idoso. O magistrado informou que haverá ações de saúde e cidadania, com a oferta de atendimentos médico, nutricional, fisioterápico e em saúde da mulher, além de serviços de aferição de pressão e de taxa de glicemia. Na área da beleza, buscando resgatar a autoestima das envolvidas no ciclo da violência doméstica, os serviços oferecidos são os de escovação e corte de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem.

Durante o dia 8 de março, estarão em exposição e à venda as bonecas Maria, que são confeccionadas pelas reeducandas do Presídio Regional Feminino de Campina Grande, em parceria realizada entre a direção da penitenciária, a Vara de Execução Penal de Campina Grande e a ONG Mulheres de Peito.

A Central de Transplante da Paraíba também estará presente, mobilizando e conscientizando sobre a importância da doação de órgãos.

A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, afirmou que a iniciativa é de fundamental importância e traz bastante alegria.

Ela destacou que os juízes das varas especializadas na matéria se apropriam da importância da causa e do olhar especial que deve ser dado ao combate à violência contra a mulher.

“O Juizado está de parabéns pela iniciativa e pelos trabalhos. Nosso desejo é que essas boas práticas se estendam por todas as unidades do Estado. O juiz Antônio Gonçalves é um magistrado vocacionado, tem demonstrado muita propriedade com a matéria, além de ter uma articulação muito boa com a Rede de Proteção à Mulher em Campina Grande. Essas ações resultam nesse trabalho maravilhoso que iremos conferir no dia 8 de março, dentro da programação da Justiça pela Paz em Casa”, pontuou a Graziela Queiroga.

MaisPB