João Pessoa, 22 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, descartou na quarta-feira (22) a possibilidade de novos apagões no país, depois da queda de energia que atingiu as regiões Norte e Nordeste.
“De forma nenhuma (há riscos), porque não foi problema de abastecimento, foi um problema em uma linha de transmissão. Estamos completamente tranquilos quanto ao abastecimento”, afirmou.
Fernando Coelho confirmou que o apagão foi causado por uma falha em uma linha de transmissão que distribui energia elétrica da usina hidrelétrica de Belo Monte (no Pará), para o restante do país. Ainda não há, porém, o motivo do problema na linha. O ministro afirmou que o abastecimento de energia estará totalmente restabelecido até às 20h30.
“Nós recebemos informações que uma tomada de carga de Belo Monte, que vinha operando em 2 mil megawatts para 4 mil megawatts. Essa linha saiu. No momento, a carga no país era de 80 gigawatts e o sistema perdeu 18 gigawatts, uma perda bastante significativa. Logo após o incidente a carga começou a ser restabelecida. Mas como a perda foi significativa isso leva um tempo”, disse Fernando Coelho.
A linha foi inaugurada em dezembro e fazia testes desde o fim de semana.
“É uma linha que tem condições de suportar isso”, garantiu.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024