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Vencedor do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, neste domingo, Lewis Hamilton acusa Sebastian Vettel de ter ferido o regulamento durante os períodos de safety car da prova. De acordo com o britânico, o piloto da Ferrari teria ferido o regulamento ao acelerar e frear diversas vezes quando estava atrás do carro de segurança.
“De acordo com o regulamento, você não pode andar e parar, andar e parar. Você não pode acelerar e frear, você não pode enganar o carro de trás. Até porque, se não existisse essa regra, seria exatamente o que fariam, e acabaria pegando os outros dormindo. Por isso você não pode fazê-lo. O que pode ser feito é o zigue-zague, mas não andar e parar, isso é contra as regras. E se você olhar para todas as minhas relargadas, particularmente as quatro que fiz ano passado, eu nunca fiz isso. Na Austrália, Sebastian acelerou e freou e eu quase bati na traseira dele. Hoje ele fez isso tipo umas quatro vezes”. afirmou o piloto após à corrida.
De acordo com Hamilton, sua maior preocupação é o precedente que isso abriria e as consequências para as categorias de base. Assim o britânico abordará o assunto no próximo briefing dos pilotos, com o diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, no GP da Espanha.
“Aparentemente os comissários disseram que todos os carros fizeram. Mas nós somos os líderes, então a cascata vai para baixo, como um efeito dominó. O que o primeiro carro fizer, todos os outros farão. Isso abre um precedente para todo mundo que estiver liderando um GP sob safety car poder acelerar e frear. E isso acaba indo para a F2, F3, F4, porque eles saberão que não serão punidos. Então eu preciso conversar sobre isso no próximo briefing de pilotos porque claramente não estão ligando para isso e, se realmente for o caso, vamos acabar vendo mais disso. E já espero que ele (Vettel) vá fazer isso na próxima vez que estivermos correndo. Se você olhar, vai ver que coloco meu carro à direita para evitar uma colisão porque ele estava acelerando e freando. Do contrário, eu teria batido na traseira”.
No regulamento esportivo da F1, alguma regra que estabeleça o que um piloto pode ou não fazer durante os períodos de safety car, mas o artigo 39.5 não é claro sobre o que exatamente pode ser feito. Em vez disso, ele aborda o aspecto de forma genérica, dizendo que o piloto não deve guiar de maneira perigosa.
“Nenhum carro pode ser pilotado desnecessariamente lento, de maneira errônea ou de um jeito que possa ser potencialmente perigoso para outros pilotos ou pessoas a qualquer momento durante o período de safety car. Isso se aplica a todos os carros sendo pilotados na pista, na entrada dos boxes ou no pitlane.”
Coincidentemente, a principal polêmica do GP do Azerbaijão do ano passado, envolvendo Hamilton e Vettel, foi causada justamente durante um período de safety car. Mas em posições diferentes, com Lewis ditando o ritmo e Sebastian atrás. Por crer que o piloto da Mercedes havia freado bruscamente, de maneira proposital, para atrapalhá-lo, o alemão se descontrolou e jogou o carro no rival.
Globo esporte
OPINIÃO - 26/11/2024