João Pessoa, 28 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Fórmula 1

Ricciardo quase chorou com problema, mas agora celebra

Comentários: 0
publicado em 28/05/2018 ás 17h15
atualizado em 28/05/2018 ás 17h16

Melhor tempo no primeiro, segundo e terceiro treinos livres, pole position e vitória de ponta a ponta, ainda por cima na corrida mais charmosa da Fórmula 1, em Mônaco, e após graves problemas no carro. O que mais poderia querer Daniel Ricciardo?

– Este é provavelmente o melhor fim de semana da minha carreira. Meu melhor fim de semana e que mais me deixou satisfeito.

A sétima vitória do australiano na categoria, a segunda em 2018, teve ingredientes, por que não dizer, dramáticos. Na 28ª de 78 voltas, o sistema de recuperação de energia cinética, que funciona durante as freadas, entrou em pane, o que fez o motor perder 25% de sua potência, algo em torno de 160 cavalos, e 20km/h de velocidade final nos pontos mais rápidos da pista. Apesar do problema Ricciardo contornou rapidamente a situação ao mudar o balanço dos freios mas mesmo assim controlou a distância para Sebastian Vettel. Alguém pensa que Ricciardo ficou tranquilo na hora?

– O começo da prova correu bem e fiquei como se já tivesse feito a parte mais difícil, vamos apenas terminar esta corrida. Depois eu saí de uma curva e apenas senti que não havia potência na comparação com o que estou acostumado. Queria fechar os olhos e começar a chorar porque pensei que era tudo, que minha corrida tinha acabado.

Daniel Ricciardo comemora vitória em Monte Carlo (Foto: EFE)

Além de mudar o balanço dos freios em 7%, algo muito acima do normal, Ricciardo passou a controlar a temperatura dos freios e não passou da sexta marcha – duas a menos do que o máximo utilizado:

– Temos oito marchas num carro de Fórmula 1, então esse é um exemplo de como abaixo estávamos em potência. Não usamos toda a oitava marcha aqui, é uma pista curta, mas ainda assim estávamos muito abaixo. Estava apenas poupando muito os pneus.

Ricciardo segurou Vettel na maior parte da corrida em Mônaco (Foto: Divulgação)

Ricciardo, que já havia vencido este ano na China, subiu para o terceiro lugar no campeonato, com 72 pontos, atrás apenas de Lewis Hamilton (110) e Sebastian Vettel (96).