João Pessoa, 29 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
copa

Palestina condena amistoso da Argentina contra Israel

Comentários: 0
publicado em 29/05/2018 ás 15h10
atualizado em 29/05/2018 ás 15h11
Claudio Tapia, presidente da Afa, ao lado do embaixador de Israel na Argentina

A Associação Palestina de Futebol (PFA) condenou a realização do amistoso entre as seleções de Argentina e Israel, marcado para o próximo dia 9 de junho, no estádio Teddy Kollek, em Jerusalém. A entidade enviou uma carta aos argentinos, na qual acusa o evento de ser realizado por motivos políticos. O conteúdo do texto foi obtido pela agência espanhola Efe e pela emissora Al Jazeera, do Qatar.

– Como se sabe, o local original para o jogo era Haifa (Israel), mas, após pressão política por parte do governo israelense, como disse, abertamente, a ministra da Cultura e Esporte, Miri Regev, a partida foi transferida para Jerusalém – diz a carta, enviada à Associação Argentina de Futebol (Afa).

O documento, assinado pelo presidente da PFA, Jibril Rajoub, aponta que o jogo é um apoio para se “normalizar” a ocupação da Jerusalém Leste. Inicialmente, o amistoso seria disputado no estádio Sammy Ofer, em Haifa, mas foi transferido de local.

– É uma decisão que, dado o contexto atual, a Associação Palestina de Futebol rejeita e condena (…). Israel, o poder de ocupação, atuou na contravenção dos valores e normas universais que regem os princípios do esporte – completa a carta.

A soberania sobre Jerusalém é disputada por palestinos e israelenses. O estádio Teddy Kollek fica no lado oeste do local, controlado por Israel. O documento enviado pela associação palestina ainda lembra decisões como a dos Estados Unidos, de transferir as embaixadas para Jerusalém, quebrando o consenso internacional histórico, de não reconhecer a soberania sobre a cidade.

A Argentina enfrenta o Haiti nesta terça-feira, na Bombonera, e embarca para Barcelona nesta quarta para dar sequência à sua preparação para o Mundial. A Albiceleste está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Islândia, Croácia, Nigéria. A estreia no torneio é contra os islandeses, no dia 16.

Globo Esporte