João Pessoa, 06 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
UFC

O brasileiro mais testado pelo antidoping dos EUA

Comentários: 0
publicado em 06/06/2018 ás 15h44
Rafael dos Anjos já fez seis testes da USADA apenas neste ano (Foto: Adriano Albuquerque)

Agência Antidoping dos EUA (USADA) já testou 80 lutadores brasileiros em 2018 em seu programa em parceria como UFC, alguns nomes que inclusive já deixaram a companhia, como Francimar Bodão. Ao analisar a lista completa que a agência disponibiliza em seu site, o Combate verificou que neste ano o lutador brasileiro mais testado é o mesmo que no próximo sábado luta pelo cinturão interino do peso-meio-médio (até 77kg). Rafael dos Anjos, que enfrentará Colby Covington, já foi testado seis vezes em 2018.

Em entrevista exclusiva ao Combate, Dos Anjos relatou que os exames costumam ser feitos numa hora bem inconveniente para ele. Apesar dos seguidos pedidos para não o incomodar tão cedo, a USADA costuma tocar a campainha com todos ainda na cama.

– Na maioria das vezes é em casa (quem fazem o exame), às 6h da manhã para me deixar mais de mau humor ainda. Já até falei com os caras: ligo meu telefone às 7h, não me liga antes das 7h. Aí eles batem na minha casa 6h30, tocam a campainha, aí é complicado. Mas é porque tem uma galera nova, mas o Emilio, que é um cara mais antigo, sabe que só atendo o telefone depois das 7h. Mas é parte do trabalho, é importante para estar com o esporte limpo e ninguém ter vantagem.

Na última oportunidade, no mês passado, Dos Anjos ganhou uma camisa da USADA após a marca de 25 testes limpos.

– Foi maneiro, perdi até a conta e nem sabia que tinham sido 25 vezes já (…). Tenho o contato dos caras, e falo: não vem cedo aqui em casa, não vem antes das 7h, que é a hora que acordo para levar as crianças na escola.

Seis outros lutadores brasileiros dividem a posição seguinte entre os mais testados, com cinco vezes cada: Amanda Nunes, Cris Cyborg, Edson Barboza, Fabrício Werdum, Paulo Borrachinha e Ronaldo Jacaré. No caso de Werdum, o lutador gaúcho é um dos dois únicos brasileiros que testaram positivo em testes feitos em 2018. Augusto Tanquinho foi o outro.

Werdum testou positivo num exame feito no dia 25 de abril, fora do período de competição. A USADA não informou a substância, e o lutador e ex-campeão peso-pesado negou o doping de forma deliberada. No caso de Tanquinho, a amostra foi coletada no dia 7 de março, e indicou “resultados suspeitos”. A USADA investiga o caso antes de impor alguma sanção.

Demian Maia, Lyoto Machida e Thomas Almeida foram testados quatro vezes cada em 2018 pela agência americana. Na sequência, muitos lutadores aparecem com um a três exames feitos neste primeiro semestre do ano.

Combate

MaisTV

Hora H: delegado detalha apreensão de carne em fábrica clandestina

FISCALIZAÇÃO - 03/09/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas