João Pessoa, 26 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
futebol

Cruzeiro vive turbulência nas finanças e vê dívida crescer

Comentários: 0
publicado em 26/06/2018 ás 09h33
atualizado em 26/06/2018 ás 09h34
(Foto: Vinnicius Silva)

Apesar de estar em busca de reforços para a temporada e descartando saída de jogadores – a última sobre o zagueiro Dedé para o Lyon -, o Cruzeiro continua não vivendo um bom momento nas finanças. E os valores vão aumentando ao longo do ano, complicando mais ainda a saúde financeira do clube. Nos próximos dias, uma nova auditoria – contratada pela atual diretoria – deverá ter os resultados publicados. A expectativa é de números muitos ruins.

O discurso da nova diretoria foi de investir, com a ajuda de parceiros, para ter retorno com as vitórias dentro de campo, não reduzindo folha salarial do clube, sem diminuir gastos com o futebol, por exemplo.

– Estamos sim passando por dificuldade financeira. Quando for divulgado o balanço da BDO, vocês terão noção exata do que é a situação do Cruzeiro. Muitos clubes passam por isso, mas é a primeira vez que está enfrentando dificuldade financeira. Estamos trabalhando muito para manter uma equipe forte e, ao mesmo tempo, ir quitando essa dívida – garantiu o vice-presidente de futebol do clube, Itair Machado.

Para tentar manter o time competitivo e manter os jogadores campeões da Copa do Brasil de 2017, a nova diretoria contraiu mais um empréstimo no começo de ano, no valor de R$ 50 milhões, que serviu para pagar os três meses de salários atrasados, inclusive férias. A promessa era de quitar esse valor até julho. Segundo Itair, isso será feito até o fim do ano, com ajuda dos valores dos direitos de transmissão.

O discurso da nova diretoria foi de investir, com a ajuda de parceiros, para ter retorno com as vitórias dentro de campo, não reduzindo folha salarial do clube, sem diminuir gastos com o futebol, por exemplo.

– O Cruzeiro fez, sim, esse empréstimo e deu garantia o crédito da Globo. A Globo autorizou e está sendo pago em dia. Quando chegar em dezembro, o Cruzeiro não vai dever esse empréstimo. É bom lembrar que, muitos de vocês não sabem, que alguns jogadores cogitaram nem se reapresentar aqui em janeiro, quando eu asssumi, por conta de salários. Você trabalhar com três meses de carteira atrasados e seis de imagem… O Cruzeiro, na nossa administração, e a lei consideram que a imagem é salário. Se você olhar, alguns jogadores estavam com seis meses e 100% estavam com três meses atrasados. Então, era preciso fazer um empréstimo, pois a gente não fabrica dinheiro. O Cruzeiro teve sim que fazer um empréstimo e graças a essa parceria com a Globo conseguiu quitar e alavancar as coisas.

Dívida na Fifa

O clube mineiro ainda tem que resolver as ações judiciais na Fifa. A expectativa dos representantes que defendem o Cruzeiro no tribunal internacional é que as situações perdurem por mais de um ano ainda. Segundo Itair, o clube tem trabalhado para diminuir a dívida com clubes estrangeiros. Por exemplo, ele afirmou ter pago 1 milhão de dólares ao Tigres, do México, pela compra de Rafael Sobis. Entretanto, por causa dos juros da dívida, este valor continua próximo ao original: 4 milhões de dólares. O dirigente afirma que os valores totais da dívida já estão quase dobrados.

– A gente tem conversado muito com o Tigres, porque o Cruzeiro tem uma dívida com eles. Ela era de 4 milhões de dólares, virou 3, porque o Cruzeiro pagou, mas com multa, encargos, juros, ela quase virou de novo 4 milhões. A gente está com bom relacionamento com o Tigres, com todos os clubes que o Cruzeiro têm dívida, que, corrigida, já chega aos R$ 90 milhões.

Globoesporte