João Pessoa, 02 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A orla do Cabo Branco vai dar espaço para a liberdade e tolerância, no próximo domingo (2). Com o lema “Lacrando nas urnas e nas ruas”, a XVII Parada LGBT+ de João Pessoa, promove a defesa dos direitos humanos e civis de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
A parada pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades para implantação e consolidação de políticas públicas voltadas ao combate, prevenção do preconceito e das violências praticadas contra a população LGBT+.
O Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT/PB)- apoia a Parada LGBT+, bem como a causa defendida e destaca que em 2003 o então presidente Lula (PT), lançou o ‘Programa Brasil Sem Homofobia’, que desencadeou ações em defesa da cidadania LGBT por todo o país.
O lema é um convite para reflexão, já que apesar de representar 10% da população, o público LGBT+ continua sub-representado nas Câmaras de Vereadores, Assembleias e Congresso Nacional.
Atualmente as políticas públicas voltadas para garantir a inclusão de pessoas LGBT´s estão ameaçadas com o ataque ao Estado Democrático de Direito, através da aprovação da Emenda Constitucional 95, que congelou em 20 anos os investimentos públicos, aprofundando o desmonte de programas sociais.
Atrações
A festa começará a partir das 14h, em frente ao SESC da praia do Cabo Branco. Nesta edição, a parada do Orgulho LGBT ‘Lacrando nas urnas e nas ruas’ contará com apresentação dos DJ’s Carol Ribeiro, Debx, Friday Manson e Jully Mermaid.
A programação ainda terá apresentações das drags Nicole D’lamarck, Layse Almeida, Laleska Kaziraguy e da Drag da parada 2018, Jully Mermaid. A Top Drag PB 2018, Petra Perón (BA) e a Miss Brasil Gay Universo 2018, Nathalia Star, também estão confirmadas entre as atrações da tarde.
A Parada também terá apresentações da dupla “Diet e light” e das bandas Pollyanna Resende, Sinta Liga Crew, Happy Plus Size, Mica Condé. O encerramento ficará por conta da artista Valesca Popozuda.
Organização
A Comissão Organizadora é composta pelo Movimento do Espírito Lilás –MEL, Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria,
Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba – ASTRAPA e Movimento de Bissexuais –Movbi.
O evento está no calendário oficial e conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Agência Folks, House Sex Shopp, Sauna Termas Paraíba, Donana Pub, entre outras.
Breve histórico em números
A cada 19 horas um(a) LGBT é assassinado(a), em virtude da orientação sexual ou identidade de gênero, no Brasil. O país não possui legislação que tipifique o crime de ódio à pessoas LGBTs, ou LGBTfobia.
Segundo dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, foram notificados 111 crimes violentos contra LGBT, no período de 2011 a junho de 2018, em todo o Estado.
De acordo com um relatório da Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos, em 2017, o grupo que mais sofreu violações de direitos é o de gays (32%), seguido por travestis (16%) e transexuais (15%).
Lésbicas (11%) e bissexuais (3%) completam a lista de grupos que sofreram violações em seus direitos. Os números são ainda mais assustadores se comparados com as violações de Direitos Humanos praticadas contra heterossexuais, que é apenas de 2%, ainda de acordo com o relatório.
Serviço
O que? XVII Parada LGBT+ de João Pessoa
Quando? 02 de setembro (domingo), das 14h às 23h59min
Onde? Orla de Cabo Branco até o Busto de Tamandaré, em Tambaú
Comissão Organizadora:
Movimento do Espírito Lilás –MEL
Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria – GMLBMQ
Movimento de Bissexuais – Movbi
MaisPB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025