João Pessoa, 08 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A totalização dos votos dos candidatos nas eleições da Paraíba só foi finalizada próximo às 23h. Entre os motivos para o atraso na apuração estão problemas com as urnas, recuperação de dados, número de candidatos e nível de dificuldade do eleitor.
Ao Portal MaisPB o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Cassimiro Júnior, explicou que duas urnas tiveram que passar pelo processo de recuperação de dados, processo onde a urna deve ser encaminhada para uma junta eleitoral e levada para o cartório mais próximo, onde o resultado é gerado novamente.
“Aquele pendrive com o resultado por algum motivo não foi aceito pela urna, então geramos novamente o resultado”, explica ao Portal MaisPB.
Os casos aconteceram nos municípios de Santa Cecília e Caaporã. Nesses casos, era necessário aguardar a apuração de todas as outras urnas na zona eleitoral, para depois seguir para o cartório, o que levava ainda mais tempo.
Ainda segundo Cassimiro, o número de candidatos dificultou a desenvoltura dos eleitores nas urnas, principalmente os que possuem menor grau de instrução. Algumas zonas eleitorais só finalizaram a votação por volta das 21h, conforme Cassimiro.
“Quando o grau de instrução é menor, a dificuldade aumenta. Tem eleitor que erra, coloca na ordem invertida, não consegue votar, fica nervoso”, analisa.
Apesar disso, o secretário considera o resultado positivo. De acordo com ele, a Paraíba foi o segundo estado do Nordeste a totalizar o resultado, além de ter reduzido pela metade o número de substituição de urnas em relação à última eleição.
No segundo turno, que acontecerá em 28 de outubro Cassimiro vê uma eleição mais tranquila e de maior facilidade para o eleitor operar a urna.
Caroline Queiroz – MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024