João Pessoa, 28 de outubro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Fernando Haddad – Natural de São Paulo, Haddad é advogado, professor universitário e político. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi ministro da Educação dos governos Lula e Dilma, entre os anos de 2005 e 2012.
Em 2013 assumiu a Prefeitura de São Paulo, cargo que ocupou até o final de 2016, quando perdeu à reeleição para o tucano João Dória.
No dia 11 de setembro deste ano teve o nome referendado pelo PT como candidato do partido à Presidência da República, ocupando o lugar do ex-presidente Lula, barrado na Lei da Ficha Limpa para a disputa.
Haddad tem como candidata a vice, a jornalista e deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, Manuella D’Ávilla (PC do B).
Conheça as principais propostas de Fernando Haddad:
Privatizações
Fernando Haddad é contra privatizar ativos públicos, sobretudo de empresas consideradas “estratégicas”, como os setores financeiro e de energia. O programa de governo do PT também propõe conter a “terceirização” do setor público, como, por exemplo, na área da saúde, onde é crítico de organizações privadas que realizam serviços médicos a partir de repasses do SUS./
Programas sociais
Pretende adotar o Plano Emergencial de Emprego, projeto que inclui a ampliação do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida, investimentos em obras públicas e linhas de crédito mais baratas para pessoas com o nome negativo em serviços de proteção ao crédito.
Previdência Social
Rejeita a proposta de uma reforma da Previdência. Entende que o déficit pode ser superado a partir do combate à sonegação e da retomada da economia, com incentivo à formalização do trabalho.
Reforma Trabalhista
Promete revogar a medida aprovada em 2017 e substituí-la pelo “Estatuto do Trabalho”, uma norma que vai dar mais poder aos sindicatos para organizar modelos de formação dos trabalhadores como estratégia para aumentar a produtividade.
Segurança Pública
Defende uma política pela “segurança pública cidadã”, ou seja, baseada em programas sociais e combate às desigualdades nas regiões mais vulneráveis e violentas. É contra a legalização do porte de armas.
Teto dos gastos públicos
Propõe revogar a medida, que, na sua avaliação, impede os investimentos do estado em setores essenciais, como saúde e educação.
Política econômica
Propõe reduzir o déficit com o estímulo à atividade econômica e ao consumo somados a uma tributação progressiva, com aumento das cobranças sobre as faixas mais ricas da população e também dos lucros de acionistas na iniciativa privada.
Jair Bolsonaro – natural de São Paulo, Bolsonaro é militar da reserve e atualmente exerce o sétimo mandato como deputado federal, hoje pelo Rio de Janeiro, sendo o mais votado em 2014 no estado, com mais de 464 mil votos.
Ocupa a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional na Câmara, é suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Em 22 de julho foi lançado pelo PSL como candidato à Presidência da República durante convenção do partido que aconteceu no Rio de Janeiro.
Bolsoanro tem como candidato à vice-presidente o também militar da reserva do Exército Brasileiro, Hamilton Mourão, conhecido como general Mourão do PRTB.
Conheça as principais propostas de Jair Bolsonaro:
Privatizações
Jair Bolsonaro pretende realizar um programa de privatizações, mas diz que só divulgará as estatais envolvidas em agosto, quando for lançado seu programa de governo. Sobre a Petrobras, disse a VEJA que o tema “entrou no seu radar”, mas que ainda não tem uma definição. A respeito dos bancos públicos, disse “estudar” a possibilidade.
Programas sociais
Antes crítico do Bolsa Família, agora defende a manutenção do programa “com auditoria”.
Previdência Social
Diz ser contra a proposta de reforma apresentada pelo governo, por ela ser “grande demais”. O pré-candidato do PSL afirmou que estuda a questão e cogita propor mudanças graduais nas aposentadorias, priorizando o combate à “fábrica de marajás”
Reforma Trabalhista
Votou a favor da proposta na Câmara dos Deputados. Em sabatinas e entrevistas, ele tem repetido o diz ouvir de empresários: que os trabalhadores brasileiros podem ter que escolher entre ter “menos empregos e mais direitos” ou o oposto.
Segurança Pública
Para combater a criminalidade, pretende promover o endurecimento de leis penais, fortalecer o policiamento e promover a revisão do Estatuto do Desarmamento.
Teto dos gastos públicos
Como deputado, votou a favor da PEC que congelou por 20 anos os gastos públicos.
Política econômica
“Guru” do candidato em economia, Paulo Guedes é a favor da manutenção do tripé macroeconômico (com regime de meta fiscal e de inflação, com câmbio flutuante) e defende a necessidade de uma simplificação tributária rumo a um imposto único federal.
MaisPB com Revista Veja
ELEIÇÕES 2026 - 21/11/2024