João Pessoa, 26 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
1º DIA

Enem tem questões sobre reforma agrária, protestos na Europa e Palestina

Comentários: 0
publicado em 26/10/2013 ás 15h03

 O primeiro dia de provas do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino.

Entre as 45 questões de ciências humanas, havia uma pergunta sobre a reforma agrária que confrontava um excerto de um texto do MST (Movimento Sem Terra) prol reforma agrária e outro texto contrário e favorável à existência de latifúndios com agronegócio. A questão pedia para analisar as distintas visões sobre a reforma agrária.

Outra pergunta abordava a questão palestina e trazia um texto de jornal que citava o fato de que, quando se acessava um site de buscas da Cisjordânia, em vez de "territórios palestinos", o Google escrevia agora "Palestina" logo abaixo do seu logo.

Quem esperava por questões sobre os protestos de junho no Brasil se decepcionou no primeiro dia de prova. As únicas manifestações citadas aconteceram na Espanha em 2011 e estavam relacionadas com a crise do sistema financeiro.

Em outra questão, um texto de Karl Marx era citado para falar sobre a forma como o modo de produção muda as instituições da sociedade. A prova trouxe ainda uma charge sobre o sufrágio feminino no Brasil.

Um trecho do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, foi utilizado para perguntar qual o tipo de vegetação é característico da região em que se passa a história.

Para falar da globalização, o exame nacional trouxe um trecho de uma canção do Arnaldo Antunes, que destaca o comércio livre entre países em contraposição ao controle de fronteiras para imigração.

UOL