João Pessoa, 16 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O governador Ricardo Coutinho não está pra brincadeira. Nas últimas horas, o líder do jardim girassol mergulhou nas articulações e abriu entendimentos com as duas forças mais representativas da oposição: o PMDB e o PT. O socialista aproveita o ambiente de turbulência entre as duas legendas para atraí-las ao seu palanque.
Nesse mister, Coutinho conta com um terreno fértil. Uma banda do PMDB anda preocupada demais com a redução das vagas na Assembleia e na Câmara e mais do que nunca precisa se agarrar a quem puder oferecer condições de viabilidade eleitoral e estrutura de campanha, além de espaço na chapa.
No PT, pelas conversas de dirigentes da legenda com a Coluna, já há um clima propício à aproximação com o PSB. O partido resiste à nova exigência do PMDB em fazer coligação proporcional. Na verdade, os petistas reagem às informações de entendimentos entre peemedebistas e Ricardo nos bastidores.
Emissários do PT já fizeram chegar ao conhecimento de Ricardo o interesse em emplacar a vaga de senador, caso o PMDB retire a candidatura. O governador, por sua vez, não descartou a possibilidade. A sinalização aumentou ainda mais o frisson entre os petistas que vêem mais chances de eleger Lucélio Cartaxo senador na chapa de Ricardo.
Para Ricardo, a costura de uma grande aliança com PT e PMDB seria fundamental neste momento. É a única forma, a priori, de tirar do adversário Cássio Cunha Lima o favoritismo e a expectativa de poder, o que hoje dificulta e muito o avanço da candidatura socialista nas pesquisas.
Ricardo está disposto a mexer nesse tabuleiro e fazer o que for preciso para nessa reta final das convenções surpreender Cássio. Se conseguir transpor as barreiras e amarrar esse acordo, Coutinho dará uma grande cartada… Capaz de mudar todo o jogo.
*Artigo publicado na coluna do jornalista no Correio da Paraíba, edição do dia 16/06/2014 (segunda-feira).
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
EM SOLENIDADE - 06/01/2025