João Pessoa, 10 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HUAC

Ação visa conscientizar sobre hepatites virais

Comentários: 0
publicado em 10/07/2019 ás 10h05
atualizado em 10/07/2019 ás 10h06

A campanha Julho Amarelo pretende conscientizar a população acerca da prevenção das hepatites virais. No Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, será realizada uma ação de prevenção em consonância com essa campanha. No dia 16 deste mês, a Unidade de Clínica Médica do HUAC promove a realização de testes rápidos de hepatites tipo B e C, além de orientações sobre as hepatites virais.

A ação acontecerá na entrada principal do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), das 8h às 12h e das 13h às 16h.

A médica do HUAC Lígia Lopes alerta para a importância da prevenção dessas doenças. “As hepatites virais, com destaque para os tipos B e C, se não forem tratadas, podem evoluir para cirrose e câncer hepático. Como nem sempre os sintomas estão presentes, é importante a prevenção e diagnóstico precoce”, comentou.

O teste consiste na coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, e, em até 30 minutos, já é possível saber se tem algum tipo de hepatite.

Tipos de hepatites virais

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelo vírus A, B e C. Existem ainda as causadas pelos vírus D e E, contudo, elas são mais presentes nos continentes africano e asiático.

Hepatite A: Causada através do consumo de água e alimentos contaminados ou através de relações sexuais.

Hepatite B: Causada pela transmissão de fluidos corporais.

Hepatite C: Causada pela transmissão de fluidos corporais.

Normalmente, as hepatites virais não apresentam sintomas, mas quando eles surgem, consistem em: febre, falta de apetite, icterícia, mal-estar, náuseas e vômito, desconforto abdominal, urina com cor laranja escuro, fezes esbranquiçadas.

Sobre a ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

MaisPB