João Pessoa, 15 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Adorada por crianças em idade pré-escolar, a Galinha Pintadinha ganhou fama por meio de vídeos publicados no YouTube a partir de dezembro de 2006. Os responsáveis pelo sucesso são Marcos Luporini e Juliano Prado, da Bromélia Produções. Hoje, o canal no site contabiliza quase 670 milhões de acessos. O personagem rendeu CDs, DVDs, bonecos de pelúcia, jogos, livros… E musicais. Um é chancelado pela produtora que deu origem ao fenômeno e seis são derivados da ideia original (veja no quadro abaixo).
Em briga judicial contra a Bromélia, o produtor Maciel Fama é criador de "Dudinha e a Galinha Pintadinha". "Tem um monte de Galinha Pintadinha de péssima qualidade. A minha é bem cuidada", diz Fama. "É um personagem de domínio público, como o Saci Pererê", compara. Segundo ele, em 2012, fez 148 apresentações com 130 mil espectadores.
Will Gama, da Cia FazArte, do Rio, também tem uma galinha para chamar de sua. “Com essa onda, unimos a Galinha e o Galo numa adaptação de um clássico fenomenal que é ‘A Cigarra e a Formiga’. Fazermos desse texto uma trama para incentivar a leitura”, conta Gama. Ulisses Dornelas, da Cia do Riso & Chocolate Produções, diz que sua montagem "traz uma linguagem bem pop". "O palhaço Chocolate interage com os personagens e a plateia durante todo o espetáculo", relata.
Veja quatro das peças parecidas em cartaz e três que deixaram, recentemente, os teatros:
G1
NO ALMEIDÃO - 09/02/2025