João Pessoa, 04 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
calendário da CBF

Campinense e Atlético terão mais jogos na Série D de 2020

Comentários: 0
publicado em 04/10/2019 ás 11h02
Foto: Divulgação/ Campinense Clube

Representantes paraibanos na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020, Campinense e Atlético de Cajazeiras terão pelo menos 14 jogos na competição do ano que vem. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol nacional para a próxima temporada e, entre outras mudanças, alterou o formato da quarta divisão, mantendo o número de clubes, mas aumentando de 16 para 26 datas.

A Série D continua composta por 68 clubes, tem início marcado para o dia 3 de maio e a final agendada para 22 de novembro. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes.

Assim, a fase principal contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta, perfazendo 14 datas. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos de mata-mata até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

Depois de quatro anos, a Série D passa a ter um novo formato. Em 2016, a Quarta Divisão teve um inchaço de clubes, passando de 40 para 68 participantes. Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em cada, e a competição acabou organizada para ser encerrada entre os meses de setembro e agosto, motivo de críticas por parte de jogadores e dos clubes, que questionavam o porquê de uma competição curta.

MaisPB