João Pessoa, 22 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que “ouviu a mensagem” dos cidadãos, depois de vencer as eleições-gerais realizadas nessa segunda-feira (21), mas sem revalidar a maioria absoluta.
De acordo com os resultados provisórios, o Partido Liberal (PL), de Trudeau, deverá garantir 156 dos 338 deputados da Casa dos Comuns, 14 menos do que o necessário para governar sem o apoio de outros grupos políticos.
Nas eleições de 2015, os liberais conquistaram 184 mandatos.
Por sua vez, o Partido Conservador (PC) assegurou 122 deputados, contra os 99 conquistados em 2015. Seguiu-se o Bloco do Quebec (BQ), com 32 deputados, o Novo Partido Democrata, com 24, o Partido Verde, com três, e um independente.
O grande vencedor da noite eleitoral foi o BQ separatista, que passou de 10 para 32 deputados.
Embora os liberais tenham assegurado 34 deputados a mais que os conservadores, o PC obteve mais votos que o PL: 6 milhões (34,5%), contra 5,7 milhões (33%).
O sistema eleitoral canadense favoreceu Trudeau, já que os eleitores de cada um dos 338 círculos eleitorais do país elegem um único deputado para a Casa dos Comuns, o que significa que apenas os votos obtidos pelo candidato vencedor contam.
O resultado mostra que Trudeau terá de procurar apoio dos partidos de oposição para garantir suas propostas legislativas, uma vez que no Canadá não há tradição de governos de coligação, uma circunstância que nunca ocorreu no país em nível federal.
Agência Brasil
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024