João Pessoa, 25 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Favorito no primeiro turno das eleições uruguaias, que ocorrem no domingo (27), o socialista Daniel Martínez, 62, pode ser mais um dirigente da região ideologicamente oposto ao brasileiro Jair Bolsonaro. Integrante da Frente Ampla, coalizão de centro-esquerda que governa o Uruguai desde 2005, o engenheiro Martínez alia-se à ala moderada, comandada pelo atual presidente Tabaré Vázquez, e não é tão próximo dos tupamaros, liderados pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica.
Em entrevista à Folha, Martínez diz ser um entusiasta do Mercosul.
“[O bloco] continua sendo uma importante estratégia para a inserção global. Conjuntamente com os outros países, temos que buscar os melhores caminhos para garantir o acesso a mercados exigentes, com as menores taxas possíveis.”
O candidato afirmou já estar em avançadas conversas com o kirchnerista Alberto Fernández, que concorre no mesmo dia à Presidência argentina e também é favorito na disputa.
“Conheci Fernández há pouco tempo, mas já nos reunimos várias vezes e posso dizer que, rapidamente, geramos um laço muito estreito.”
Martínez conta que os dois já definiram uma agenda de trabalho conjunta vinculada a assuntos ambientais que envolvem o rio Uruguai e o rio da Prata. “Já conversamos sobre fomento do emprego e também sobre temas de fronteira”, acrescenta.
Perguntado sobre Jair Bolsonaro, Martínez foi mais cauteloso. “A eleição do presidente do Brasil é de exclusiva responsabilidade do povo brasileiro e meu caminho, caso seja eleito, será procurar os melhores entendimentos entre os dois governos.”
Na pesquisa mais recente, Martínez tem 38% das intenções de voto, contra 27% de Luis Lacalle Pou e 11% de Ernesto Talvi. Seus dois opositores são liberais e pertencem a partidos tradicionais.
Lacalle Pou, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), é do Partido Blanco. O economista Ernesto Talvi, formado em Chicago, pertence ao Partido Colorado. Por ora, todas as pesquisas apontam para a realização de um segundo turno, que ocorreria no próximo dia 24 de novembro.
Folha
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024