João Pessoa, 31 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A ‘sugestão’ do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), sobre a criação de uma novo ‘AI-5’ provocou dura reação de parlamentares paraibanos, nesta quinta-feira (31). Eles repudiaram a fala do filho do presidente da República nas redes sociais. O governador João Azevêdo (PSB) também emitiu nota de repúdio, junto com demais gestores do Nordeste.
Um dos primeiros a demonstrar descontentamento foi Pedro Cunha Lima (PSDB), que ressaltou a ‘obrigação de cultuar e proteger as liberdades individuais, a democracia, a tolerância e o não uso da violência’.
Sobretudo em momentos de polarização e acirramento ideológico, temos a obrigação de cultuar e proteger as liberdades individuais, a democracia, a tolerância, o não uso da violência.
Nosso repúdio à fala do dep Eduardo Bolsonaro que prega o contrário, na arbitrariedade do AI-5.
— Pedro Cunha Lima (@pedroocl) 31 de outubro de 2019
“É hora de ter maturidade e responsabilidade. Temos um país pra recolocar nos trilhos. Não ajuda em nada vir falar de AI-5 agora. A prioridade não pode ser essa guerra sem fim. É ruim, tira o foco, nos desvia do caminho correto. Temos que consertar o Brasil”, ressaltou.
O senador Veneziano Vital (PSB) considerou ‘inaceitável’ a ameaça de Eduardo. “Não apenas na condição de senador, na condição cidadã, todos nós temos que reagir a esta irresponsabilidade. Não vamos aceitar, não vamos conceber e estaremos vigilantes a este tipo de postura. Lamentável a fala do Eduardo Bolsonaro!”, escreveu.
Não apenas na condição de Senador, na condição cidadã, todos nós temos que reagir a esta irresponsabilidade. Não vamos aceitar, não vamos conceber e estaremos vigilantes a este tipo de postura. Lamentável a fala do Eduardo Bolsonaro! pic.twitter.com/Avu2Nj2tro
— Senador Veneziano (@venezianovital) 31 de outubro de 2019
‘Irresponsável e criminosa’ foi como considerou o paraibano Gervásio Maia (PSB) as declarações do também deputado federal. Para Maia, a fala é um atentado contra a democracia e demonstra desrespeito com a população. “O melhor caminho para Eduardo Bolsonaro é o conselho de ética da Câmara”, disse.
A declaração de @BolsonaroSP além de irresponsável é criminosa. Atentar contra democracia só demonstra o desrespeito do presidente e seu grupo com povo brasileiro as instituições. Evocar um novo AI-5 é crime. O melhor caminho para Eduardo Bolsonaro é conselho de ética da Câmara.
— Gervásio Maia (@gervasiomaia) 31 de outubro de 2019
Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Julian Lemos (PSL) se posicionou contra Eduardo. Segundo ele, o AI-5 faz parte do passado. “Não precisamos disso para vencer, e assim venceremos quantas vezes for necessário”, considerou.
Governadores do Nordeste repudiam declaração
O governador João Azevêdo e demais governadores do Nordeste, emitiram uma nota em conjunto onde expressam repúdio às declarações e veem ‘ameaças autoritárias’ do parlamentar. “Defender a democracia é fundamental para que haja paz e prosperidade no Brasil. Ditadura nunca mais”, diz trecho do documento, assinado também pelos gestores da Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.
MaisPB
TURISMO - 19/12/2024