João Pessoa, 21 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nesta quarta- feira (20/03), o deputado federal Wilson Filho (PMDB/PB) esteve em audiência pública com o Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos e solicitou urgência na ampliação do programa do milho, no estado da Paraíba.
Na ocasião, o deputado paraibano esclareceu sobre as dificuldades que os agricultores estão sofrendo em consequência à Seca que assola o nordeste.
“Devido à estiagem, os animais vêm sofrendo com a falta de alimentos. Para a maioria dos agricultores e pequenos criadores, já não existe mais nenhuma reserva alimentar para salvar o rebanho”, relatou Wilson Filho.
O presidente da Conab apresentou os dados da distribuição do milho realizada na Paraíba, de janeiro até os dias atuais e, também a previsão do milho que será enviado até abril deste ano.
Segundo os registros da Conab, em janeiro foram enviados 9 mil toneladas de milho para os municípios paraibanos. Já em fevereiro o número caiu para 2 mil toneladas.
Em março, até hoje (20/03), já foram encaminhados 4 mil toneladas para os agricultores. O presidente da Conab garantiu ao deputado, que neste mês de março irá encaminhar o total de 7 mil toneladas de milho para a região. E para abril a previsão é de 9 mil toneladas.
Com base nestas informações o deputado Wilson Filho explicou que, “mesmo o saldo e a expectativa de março sendo mais de três vezes e meia a quantidade do que foi enviado em fevereiro e a prevista para abril é de mais de quatro vezes, ainda a quantidade não é suficiente para suprir a necessidade dos agricultores paraibanos”.
A reunião foi prolongada devido à gravidade dos fatos e importantes definições foram acertadas. A Conab disponibilizou de 2 a 3 mil toneladas de grãos a mais do que está previsto, mas é necessário conseguir um meio de transporte.
O parlamentar Wilson Filho saiu da reunião com dois objetivos:
– O primeiro é conseguir uma parceria com o governo do Estado para buscar o milho no estado de Goiás ou Mato Grosso;
– Já o segundo é cobrar do Governo Federal uma posição sobre a produção de grãos da Bahia, Piauí e Maranhão, que em maio tem seu ciclo encerrado. A ideia é redistribuir as 4 mil toneladas para o próprio Nordeste.
O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos diz, “Parabenizo Wilson Filho pela preocupação com a Paraíba”. E esclareceu, “temos uma quantidade maior de milho para atender o nordeste, mas não temos como transportar esses grãos, por este motivo, conto com o empenho de Wilson Filho para nos ajudar a levar uma quantidade maior de milho aos municípios Paraibanos”.
Para Wilson Filho, “o sofrimento do povo paraibano me motivou a exigir da Conab mais atenção ao estado”. E conclui, “o resultado foi positivo, pois o presidente da Conab me garantiu a possibilidade de enviar, em abril, 9 mil toneladas de milho para socorrer os agricultores atingidos pela Seca no Nordeste”.
Assessoria de Wilson Filho
ENTREVISTA - 13/01/2025