João Pessoa, 17 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APÓS REPERCUSSÃO

Vereador diz que é “assustador” JP liderar ranking de assassinatos

Comentários: 0
publicado em 17/03/2013 ás 13h27

O vereador de João Pessoa, Bira Pereira (PSB), classificou como ‘assustador’ o fato da cidade aparecer liderando o ranking das capitais brasileiros onde ocorreu o maior números de homicídios do Brasil, principalmente de pessoas cor negra. A violência Capital paraibana repercutiu neste domingo (17) no site da ‘Folha de São Paulo’, com destaque para a disputa entre as facções ‘Estados Unidos’ e ‘Al Qaeda’ que estariam levando o ‘terror’ aos pessoenses.

Bira disse que, ainda essa semana, fará um pronunciamento na Câmara de Vereadores de João Pessoa, propondo que seja criado um Observatório da Violência Juvenil para que diversos órgãos públicos acompanhem a questão.

Sem apresentar culpados pelo problema, Bira disse que existe uma demanda reprimida de vários governos em relação aos investimentos em Segurança e o fato de João Pessoa e a Paraíba aparecerem no topo da pirâmide dos homicídios por arma de fogo, significa que existe uma falha no combate a violência.

“Estamos falhando na prevenção e também no combate a violência”, argumentou.

Já em relação pessoas de pele negra assassinadas, que é a maioria da vítimas, o parlamentar  disse que que as autoridades precisam ter  um olhar especial para o assunto porque os dados apontam que “algo está errado”.

“Se temos o maior índice de vítimas da população negra do Brasil, algo está errado.  A chance de um negro morrer por arma de fogo aqui é quase 20 vezes maior do que um branco. Temos que ter políticas de Segurança, mas, também políticas de promoção de igualdade racial que possam trazer oportunidades para a juventude. Isso também demonstra a falência dos mecanismos de Segurança pública do nosso Estado. Enquanto os estados vizinhos investiram de forma maciça na Segurança, nós ficamos impotentes”, declarou o socialista.

Roberto Targino – MaisPB