João Pessoa, 08 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
futuro incerto

Comissão termina sem definição e PSB fica inapto

Comentários: 0
publicado em 08/01/2020 ás 12h15
atualizado em 08/01/2020 ás 14h48
Sede do PSB em João Pessoa - Foto: Maurílio Júnior

Terminou nesta quarta-feira (8) o prazo de 120 dias da Comissão Provisória do PSB na Paraíba, nomeada pela direção nacional do partido, para a convocação de novas eleições de um diretório definitivo.

No site do Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) já não consta a estrutura partidária da legenda, que tinha como presidente o ex-governador Ricardo Coutinho.

Cercado de incertezas, em decorrência do futuro do seu principal líder, apontado como chefe da organização criminosa que teria desviado pelo menos R$ 130 milhões da Saúde e Educação do estado, deputados do PSB não souberam responder o que será da legenda.

Leia também

+ Ricardo é líder da organização criminosa, diz MP
+ Ex-governador Ricardo Coutinho é preso pela PF
+ Ricardo Coutinho deixa prisão em João Pessoa

A reportagem do Portal MaisPB fez contato com os deputados Gervásio Maia (federal), Buba Germano e Jeová Campos, ambos estaduais. Já Fábio Maia (ex-secretário do estado) e Cida Ramos (deputada estadual) não atenderam as ligações. Todos integravam a agora ex-comissão provisória do PSB.

A reportagem tentou contato com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, mas não obteve sucesso.

Em agosto do ano passado, após a autodissolução do diretório estadual por estratégia do grupo político do ex-governador Ricardo Coutinho, a direção nacional do PSB nomeou a Comissão Provisória, dividindo o partido entre os grupos de Coutinho e de João Azevêdo, atual governador. Azevêdo deixou o PSB em dezembro.

O que diz o TRE-PB

De acordo com a coordenadora da Corregedoria do TRE-PB, Vanessa do Egypto, o PSB passa a partir de hoje a estar inapto. Com isso, não pode realizar sequer filiações, além de outras atribuições, até que haja uma definição administrativa.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)

Prefeitos deixam o PSB 

A crise do PSB causou uma debandada de prefeitos. Com a saída do governador João Azevêdo, mais de dez gestores deixaram a legenda em solidariedade ao chefe do Executivo da Paraíba.

Além deles, os atuais secretários de Estado, Deudeste Queiroga, Geraldo Medeiros, Cláudio Furtado e Simone Guimarães, também deixarão o partido com o anuncio do novo partido de Azevêdo.

Vereadores também sairão do partido 

Liderança simbólica do PSB em João Pessoa, a vereadora pessoense Sandra Marrocos, trocará o PSB pelo Partido dos Trabalhadores. O mesmo caminho será tomado pelos vereadores Tibério Limeira, Léo Bezerra e Tanilson Soares, estes ainda sem definição partidária.

O suplente de vereador, Zezinho Botafogo, que tomou posse nesta terça-feira (7), com a licença de Tibério para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, também deixa o reduto girassol.

Maurílio Júnior – MaisPB