João Pessoa, 19 de fevereiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O maior bloco de arrasto da Capital, o Muriçocas do Miramar, leva sua alegria contagiante para Via Folia nesta quarta (19), conhecida como ‘Quarta-feira de Fogo’. A concentração será na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, a partir das 18h, de onde os foliões seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré. O desfile faz parte da programação do Carnaval de Boa, projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Este ano, o bloco homenageia o professor de artes, escultor e cenógrafo Breno Andrade Matos, que criou vários estandartes das Muriçocas, inclusive o dragão, que hoje virou símbolo do bloco Eu Acho é Pouco, de Recife. A atração principal do bloco é o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, que sai no segundo trio. No primeiro trio estão o cantor Fuba, Zé Neto e a banda Skulamba, com participação especial de Madu Ayá e Kevin Ndjana.
O cantor e compositor Capilé conduz os foliões no terceiro trio, tendo a participação de Val Donato. No quatro trio, a animação fica por conta de Ramon Schneider. No chão estão confirmadas as orquestras de frevo: Frevo Mania, Splok e Maestro Quimba, além do Grupo de Maracatu Pé de Elefante, o Urso amigo batucada, o Clube de Orquestra Alegria do Frevo, os Bonecos Gigantes e a Baticumlata da Emlur.
Muriçocas do Miramar – O bloco foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em comemoração ao aniversário do filho de uma das fundadoras, a poeta e professora universitária Vitória Lima. No início eram apenas 30 pessoas conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevo.
A praça que hoje se concentra os foliões recebeu o nome em decorrência do bloco, que sai da Avenida Tito Silva, passa pela Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. O percurso tem cinco quilômetros de extensão. O hino é de autoria do cantor e compositor Fuba. O bloco não tem cordão de isolamento e as camisetas são vendidas anualmente com assinatura de artistas locais.
Homenageado – Este ano, o Bloco Muriçocas do Miramar homenageia o cenógrafo Breno de Andrade Matos, um dos criadores do Centro de Artes Plástica e do curso de artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto do Archidy Picado. Ele foi perseguido pela didatura militar e passou um tempo fora da academia. Breno assinou vários estandartes do bloco e foi o criador do dragão do Bloco Eu Acho é Pouco, que sai todos os anos em Olinda (PE). Ele faleceu no ano de 2014 em João Pessoa, onde escolheu para morar.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024