João Pessoa, 08 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VINDAS DA ÁSIA

Invasão de vespas assassinas preocupa autoridades nos EUA

Comentários: 0
publicado em 08/05/2020 ás 12h03

Cientistas, apicultores e entomologistas americanos estão preocupados com invasão de vespas originárias da Ásia que tem devastado colméias e por serem tão letais receberam o apelido de ‘vespas assassinas’.

Eles medem cerca de cinco centímetros e são capazes de dizimar uma colmeia de abelhas em poucas horas. Elas liberam  uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.

Sua picada é descrita como extremamente dolorosa, e o ferrão é tão longo que pode penetrar até mesmo o traje de proteção usado por apicultores. Mas elas só atacam humanos se forem provocadas ou se sintam ameaçadas.

Diante da ameaça, autoridades, pesquisadores e apicultores da região lançaram um esforço para tentar localizar e erradicar os ninhos dessa espécie invasora antes que ela possa se estabelecer no país e arrasar a população de abelhas.

Mas os cientistas alertam os residentes para que não tentem matar as vespas por conta própria nem tentem remover os ninhos e que, caso encontrem os insetos, entrem em contato com as autoridades.

Os cientistas não sabem ao certo como as vespas gigantes asiáticas chegaram aos Estados Unidos. Segundo Cena, o inseto foi inicialmente detectado na província canadense de British Columbia, que faz fronteira com o Estado de Washington, em agosto do ano passado.

A presença da invasora no país começou a ser notada quando diferentes apicultores do Estado de Washington relataram terem encontrado milhares de suas abelhas decapitadas e, diante desse relato foram encontradas duas invasoras.

Elas invadem e ocupam as colmeias, matando as abelhas adultas e devorando as larvas e pupas. Com menos de 30 vespas gigantes, elas podem dizimar uma colmeia inteira em questão de horas.

MaisPB