João Pessoa, 27 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), ordens judiciais determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
As ordens judiciais tratam de investigações sobre fake news (inquérito nº 4.781), conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes.
Entre os alvos estão os deputados federais Carla Zambelli, Bia Kicis, Daniel Silveira, Felipe Barros, Geraldo Junio e Luiz Phillipe, que integram a base do presidente na Câmara Federal, além dos deputados estaduais Douglas Garcia (PSL-SP) e Gildevânio Ilso. Eles terão que ser ouvidos em até dez dias, mas não são alvos de busca e apreensão.
Também estão na mira da PF o Luciano Hang, empresário da Havan; Roberto Jefferson, ex-deputado federal; Allan dos Santos, blogueiro e Sara Winter, blogueira.
As buscas com relação a Jefferson e Hang foram realizadas nas casas deles, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, respectivamente.
Os policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina.
Investigados reagem
Toda pessoa que respeite a lei tem a OBRIGAÇÃO DE REPUDIAR essas buscas no âmbito de um inquérito ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, sem fato determinado e já arquivado pela PGR.
Se você aplaude a ação ilegal contra seu adversário, não adianta reclamar quando ela se voltar contra você.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 27, 2020
Acordei com a notícia de que a PF estava na minha porta. Não está! Mas está na casa do @allantercalivre do @tercalivre e do Rey Bianchi. Apreenderam celular e computador do Allan. Parece que o @luciano_hang tb é alvo.#InqueritoIlegal
— Bia Kicis (@Biakicis) May 27, 2020
TRIBUNAL DO REICH. Instituído por Hitler,após o incêndio do Parlamento, aquele tribunal escreveu as páginas mais negras da justiça alemã, perseguindo os adversários do nazismo. Hoje o STF, no Brasil, repete aquela horripilante história. Acordei às 6 horas com a PF em meu lar.
— Roberto Jefferson (@blogdojefferson) May 27, 2020
Hoje, às 6h da manhã, recebi a visita da Polícia Federal em minha casa, em Brusque (SC), requerendo meu celular e computador para análise. Querem saber se produzi ou patrocinei Fake News contra membros do Supremo Tribunal Federal ou contra a instituição. Jamais fiz isso. pic.twitter.com/lOmV7CKb1g
— Luciano Hang (@luciano_hang) May 27, 2020
MaisPB
BIÊNIO 2025-2027 - 26/11/2024