João Pessoa, 06 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma das doenças mais temidas no passado, a peste bubônica coloca a Saúde chinesa em estado de alerta após um caso da doença ser registrada na cidade de Mongólia Interior, no último sábado (4).
O paciente, um camponês da cidade de Bayannur, está em quarentena e em condição estável. A peste bubônica é causada por uma infecção bacteriana e hoje é tratada com antibióticos comuns.
Autoridades decretaram nível três de alerta que proíbe a caça e consumo de animais que poderiam estar com a praga e pede que as pessoas reportem casos suspeitos às autoridades.
Em 2017, houve um surto com 300 casos em Mandagascar.
Em maio do ano passado, duas pessoas na Mongólia morreram da peste, que foi contraída após a ingestão de carne crua de marmota.
A peste bubônica é caracterizada por inchaço dos gânglios linfáticos e difícil de se identificar a doença com muita antecedência porque os sintomas geralmente são parecidos com a gripe.
Os últimos grandes surtos ocorreram em Londres, no ano de1665, dizimando cerca de um quinto da população da cidade e no século 19 houve na China e na Índia que matou mais de 12 milhões de pessoas.
MaisPB
OPINIÃO - 26/11/2024