João Pessoa, 17 de outubro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cidade de São José do Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, de apenas 1.800 habitantes, é o único município do país com mais mulheres que homens candidatos nas eleições de 2020. O destaque foi dado neste sábado (17) no jornal ‘O Globo’.
As postulantes à prefeitura são duas: a atual mandatária, Ana Maria (PL), e Kalinne Saraiva, do DEM, parente de Ariana Saldanha (PP), presidente da Câmara Municipal, que decidiu não disputar o pleito este ano. Ariana é lésbica e dona de um cabaré em uma cidade vizinha.
De acordo com a publicação de ‘O Globo’, uma disputa para o Executivo municipal só com mulheres ocorre apenas em outros 38 municípios brasileiros, segundo dados do TSE — menos de 1% das cidades do país.
A diferença entre o gênero dos candidatos neste ano em São José do Brejo do Cruz é pequena — são 11 mulheres e 10 homens —, mas é suficiente para torná-la exceção entre 5.570 municípios. Ainda assim, entre os nove atuais vereadores, só duas são mulheres, Ariana Saldanha (PP) e Janaina de Marito (PL).
O aumento de mulheres na disputa é atribuído a uma regra eleitoral que vale para todos os municípios: a obrigação dos partidos de lançar no mínimo 30% de candidatos mulheres.
Ariana afirmou que muitas mulheres concorreram em eleições passadas só para cumprir a cota, mas que, neste ano, “um bocado vai concorrer mesmo”.
ELEIÇÕES 2026 - 21/11/2024