João Pessoa, 10 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nota
Em reta final de eleição, para alguns candidatos é guerra. E vale tudo nela. Pesquisa séria e criteriosa a essa altura provoca inevitavelmente alegria de uns e ranger de dentes de outros.
Cuité, no Curimataú paraibano, tem esse exemplo. Partidários de candidatura local praguejaram nas últimas horas contra os dados da pesquisa do acreditado e respeitado Instituto Opinião, divulgados nesta terça-feira.
E sem limites tentaram desqualificar os números recorrendo a flagrantes fake news, panfletos digitais apócrifos, ilações e todo tipo de fantasia para confundir o eleitorado.
Sem nenhum constrangimento, chegaram ao ponto de ‘mudar’ até a titularidade da propriedade do Portal MaisPB, fundado há dez anos pelo jornalista Heron Cid, como é sabido e reconhecido por toda a Paraíba, e sugerir que o respeitado veículo de comunicação, um dos líderes do segmento digital, pertenceria fantasiosamente a um irmão de um candidato a prefeito da cidade, também conhecido advogado com atuação em João Pessoa.
Uma invencionice que não resiste a fatos públicos e notórios e nem a mais simples consulta à Receita Federal.
O cúmulo do absurdo, fora de qualquer propósito. Uma tentativa rasteira e clandestina de deformar e desinformar as pessoas, crime nascido de interesses eleitorais contrariados por números que retratam a realidade do cenário eleitoral do município.
Ontem, a vítima foi o portal PB Agora, que teve seu nome e marca usados indevida, ilegal e criminosamente, numa simulação de um informativo. Uma distorção grosseira e covarde.
A pesquisa publicada hoje em Cuité integra o Projeto Eleições 2020, iniciado ainda em dezembro de 2019 e que já divulgou resultados de quase 50 municípios paraibanos, em pequenas, médias e grandes cidades, como João Pessoa e Campina Grande, por exemplo.
A parceria jornalística do MaisPB e Opinião vem desde 2016 e não é, portanto, coisa nova, isolada ou direcionada a município A ou B.
A Paraíba conhece o Instituto Opinião. O nosso público conhece a postura, a credibilidade e a seriedade da linha editorial do Portal MaisPB.
Uma conduta que nenhum ataque apócrifo, vil e sorrateiro será capaz de intimidar ou mudar.
Portal MaisPB e Instituto Opinião
OPINIÃO - 22/11/2024