João Pessoa, 28 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou a Havana nesta quarta-feira pela manhã para realizar um tratamento especial de oxigenação hiperbárica que faz parte de sua recuperação de um câncer, que enfrenta há um ano e meio.
A viagem do mandatário acontece quase dois meses depois de ser reeleito presidente e a três semanas das eleições estaduais e municipais, marcadas para 16 de dezembro.
Segundo o jornal cubano "Granma", o tratamento é parte do processo de fortalecimento de sua saúde e incluirá diversas sessões de respiração de oxigênio puro em câmaras pressurizadas.
A oxigenação hiperbárica não é um tratamento oncológico, mas pode ser indicada a pacientes que passaram por radioterapia, como o venezuelano. A maior oxigenação acelera processos de cicatrização de lesões e ajuda no tratamento de infecções de difícil controle.
O procedimento não é de alta complexidade –a escolha de se tratar em Cuba remete ao rígido controle de informação na ilha. Implica a respiração de oxigênio puro e é realizado em câmaras pressurizadas.
CÂNCER
Chávez, 58, volta à ilha seis meses depois de sua última sessão de radioterapia realizada em Cuba. A viagem foi autorizada pela Assembleia Nacional da Venezuela, que liberou cinco dias ao presidente, como em outras ocasiões desde o início do ano.
Em junho do ano passado, o presidente foi operado duas vezes na capital cubana após ser detectado um tumor em sua zona pélvica, cuja gravidade e localização exatas não foram divulgadas.
Nos meses seguintes, Chávez voltou a Cuba em numerosas ocasiões para receber sessões de quimioterapia. Em fevereiro, foi submetido a uma terceira cirurgia, também em Havana, e posteriormente passou por sessões de radioterapia durante várias semanas.
Nos últimos meses, o presidente declarou diversas vezes que estava recuperado do câncer e estava bem de saúde. A viagem atual de Chávez a Cuba ocorre em um momento em que ele vem diminuindo sua exposição pública para o mínimo possível, o que levanta dúvidas sobre seu real estado de saúde.
Folha.com
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024