João Pessoa, 18 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESTADOS UNIDOS

Obama defende direito de defesa de Israel em ataques contra Hamas

Comentários: 0
publicado em 18/11/2012 ás 12h33

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou em discurso que Israel tem o direito de se defender dos foguetes disparados por militantes palestinos da faixa de Gaza.

Segundo Obama, que está em visita oficial na Tailândia, nenhum país no mundo iria tolerar mísseis caindo sobre civis. Ele ainda acrescentou que "qualquer esforço para solucionar o conflito em Gaza tem de começar com a interrupção de disparos de mísseis no território de Israel".

"Se isso puder ser conseguido sem um aumento da atividade militar em Gaza, é preferível", disse o presidente norte-americano. "Não apenas para as pessoas em Gaza, mas também para os israelenses, porque, se as tropas de Israel estão em Gaza, elas correm muito mais riscos de sofrer baixas ou serem feridas", completou.

O conflito entre o Exército de Israel e o Hamas chegam ao quinto dia. Os israelenses convocaram 75 mil reservistas e estão na iminência de uma operação terrestre na faixa de Gaza, segundo o premiê do país, Binyamin Netanyahu.

A posição do presidente ecoa as declarações dadas no sábado pelo conselheiro-adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes.

"Achamos que o fator desencadeante do conflito foi o lançamento de foguetes procedentes de Gaza. Achamos que Israel tem direito de se defender e tomarão suas próprias decisões em torno das táticas que utilizarão nesse sentido", disse Rhodes.

Folha.com

MaisTV

Jhony defende que PSB seja “protagonista” em 2026

ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas