João Pessoa, 12 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os embaixadores da União Europeia (UE) acordaram nesta sexta-feira um importante reforço das sanções contra o Irã e que incluem a proibição de importar gás e de comercializar com o país, indicaram fontes diplomáticas. Esta nova onda de sanções, que faz parte de um "conjunto muito forte", será anunciada na segunda-feira, durante a reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Luxemburgo.
A UE "terá como alvo pela primeira vez o setor das telecomunicações", em particular aquelas empresas que se acredita que dão apoio financeiro ao regime iraniano, segundo fontes diplomáticas. Ao mesmo tempo, todas as transações financeiras entre os bancos europeus e iranianos ficarão proibidas a partir de uma soma "relativamente baixa". Em alguns casos, será necessária uma autorização para pagar transações comerciais até então realizadas sem barreiras, como a compra de alimentos ou equipamentos médicos.
O regime de Mahmud Ahmadinejad enfrenta a crescente pressão internacional por seu programa nuclear, que, segundo as potências ocidentais, busca se dotar de uma bomba atômica, o que Teerã nega.
Terra
ENTREVISTA NA HORA H - 27/11/2024