João Pessoa, 11 de julho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A empresa chinesa Bytedance, dona do TikTok, fez um comunicado interno aos funcionários cancelando a política “semana longa / semana curta” (“Big/Small Week”). Por essa prática, a companhia alternava semanas com seis dias de trabalho e semanas com carga mais moderada. As informações são da Revista Época.
O tema da redução de jornada ganhou importância na China depois que dois funcionários jovens da Pinduoduo (empresa de e-commerce) morreram, em dezembro de 2020, aparentemente por exaustão.
A Bytedance é um dos maiores unicórnios (de ganho rápido) do país e há expectativa no mundo inteiro por sua abertura de capital (IPO). O valor de mercado estimado da empresa supera os US$ 250 bilhões (o site de tecnologia chinês 36Kr afirmou no fim de junho que esse valor havia chegado a US$ 425 bilhões).
Outras companhias chinesas vinham revendo suas práticas.
Um estúdio de desenvolvimento de games da gigante de tecnologia Tencent passou a exigir que os funcionários folguem nos fins de semana e saiam as 18h às quartas-feiras. A Kuaishou, concorrente direta da Bytedance, informou em junho que abandonaria a semana de seis dias de trabalho. Essas empresas ainda são exceção à cultura do “996” — que defende jornadas das 9h da manhã às 9h da noite, seis dias por semana.
Com informações da Época Negócios
OPINIÃO - 22/11/2024