João Pessoa, 09 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os alunos da rede pública de ensino de João Pessoa começam uma retomada gradual das atividades escolares a partir do dia 16. A definição do calendário escolar foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura Municipal, em evento realizado no Centro Administrativo e que contou com a presença de gestores municipais e do prefeito Cícero Lucena.
As aulas serão iniciadas pela educação especial, após um período em que as escolas estarão abertas para visitação dos pais (nos dias 11, 12 e 13 deste mês), para que estes conheçam as mudanças adotadas nas instalações que passaram por um processo de sinalização e sanitização. A medida foi adotada após consulta feira gestão municipal que indicou 25% dos pais de alunos ainda com receio em mandar os filhos para a escola.
A PMJP garantiu que o plano de retomada seguiu todas as recomendações para atender a volta às aulas, seguindo orientações do Unicef e da Unesco, que vêm proclamando o retorno às escolas. As turmas serão abertas apenas para 50% dos alunos, para que não haja aglomeração nas turmas. Elas também serão divididas por cores para que as aulas presenciais sejam aplicadas de forma alternada: uma semana para as turmas de cor amarelo e na outra para as turmas de cor vermelho.
“Elas serão feitas em plataformas educacionais a exemplo do que vem sendo feito”, destacou a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro.
No dia 16 de agosto, aulas serão iniciadas para os alunos a partir dos três anos da educação especial. Já em setembro, do dia primeiro as aulas retornam para crianças de quatro e cinco anos dos Creis e escolas. No dia 8, as aulas serão retomadas para as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. No dia 15, as aulas seguem para as turmas do terceiro ao quinto ano. No dia 22 será a vez do sexto e sétimo anos, finalizando no dia 29 de setembro para as turmas do oitavo ao nono anos, bem como os alunos de dois anos dos Creis.
Outra informação é que as aulas não ocorrerão no sistema híbrido por falta de condições e de equipamentos, mas os atendimentos também seguem no modelo remoto.
Das 100 escolas, 45 não retomarão de imediato, além de outras sete unidades de educação infantil. O motivo, segundo a gestão, seriam obras que estão sendo executadas nessas unidades, inviabilizando a presença de funcionários e alunos.
Horário das aulas
MaisPB
HORA H - 22/11/2024