João Pessoa, 26 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma explosão atingiu os arredores do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, nesta quinta-feira (26) onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na evacuação liderada pelos Estados Unidos do país sob o Talibã. De acordo com informações da CNN, há relatos de feridos.
O ataque ocorre depois que a Casa Branca e seus aliados alertaram sobre riscos iminentes de ataques terroristas do Estado Islâmico, o que impactou na operação. Desesperados, afegãos tentam deixar o país em meio ao crescimento de denúncias de que o Talibã estaria caçando as pessoas que ajudaram o antigo governo.
Segundo relato de diplomatas ocidentais ainda na cidade a agências de notícias, o fluxo que havia sido contido por bloqueios do Talibã aumentou muito. O prazo limite para a ação com presença militar estrangeira é a próxima terça (31).
Americanos e ocidentais diziam haver a ameaça terrorista associada ao Estado Islâmico Khorasan, a filial afegã do famoso grupo extremista que chegou a dominar vastas áreas na Síria e no Iraque em meados da década passada.
MaisPB com informações da CNN
OPINIÃO - 22/11/2024