João Pessoa, 16 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O professor Jonas Sousa, do Departamento de Geociência da Universidade Federal da Paraíba, praticamente descartou a possibilidade de um tsunami em João Pessoa e no Nordeste brasileiro com o risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano.
Em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio, o especialista lembrou que essa tese foi sugerida em uma artigo científico de 2001, mas estudos posteriores apontam que as chances são mínimas. O tsunami seria provocado caso houvesse um grande deslizamento de terra no local.
“O padrão que ocorre são pequenos deslizamentos, que não vão gerar grande tsunami. Caso haja um deslizamento maior, o cenário mais provável e mais realista não aponta que a gente tenha essa grande destruição que é tanto falada. A probabilidade disso ocorrer é mínima e se ocorrer o nível de risco é muito mais baixo do que é colocado de uma forma geral”, destacou.
Para o professor, também não foram encontrados nos registros geológicos as Ilha Canárias indícios claros que ocorreram no passado e a literatura científica não coloca que haja uma grande chance provável disso ocorrer.
“O que temos é um requentamento da notícia gerada a partir desse artigo publicado há 20 anos e que já foi bem desmentido por vários e vários outros trabalhos”, ponderou.
MaisPB
PREFEITURA DE JP - 16/12/2024